2017-05-27 13:25:00

Papa Francisco à Igreja na Ligúria: viver vida cristã em caminho


A segunda etapa da visita do Papa a Génova, foi o encontro na Catedral de S. Lourenço com os bispos da Ligúria, religiosos, religiosas, seminaristas e leigos colaboradores. Também aqui o Papa respondeu espontaneamente a algumas perguntas. Ao sacerdote que pergunta como viver uma vida espiritual intensa na complexidade da vida moderna e as tarefas administrativas, Francisco deu o exemplo de Jesus, sempre em caminho

"Quanto mais imitarmos o estilo de Jesus, disse o Papa, melhor faremos o nosso trabalho de pastores. E este é o critério fundamental: o estilo de Jesus. E como era o estilo de Jesus como  pastor? – se perguntou o Papa. Sempre Jesus estava em caminho. E os Evangelhos sempre nos fazem ver Jesus em caminho, entre as pessoas, a "multidão", diz o Evangelho.

“Isto significa proximidade com as pessoas, proximidade com os problemas: Ele não se escondia. E depois, à noite, muitas vezes ele se escondia para rezar, para estar com o Pai. E estas duas coisas, esta maneira de ver Jesus em caminho e a rezar, ajuda muito a nossa vida quotidiana que não é em caminho, mas na pressa: são coisas diferentes”

Não devemos ter medo do movimento, disse ainda o Papa, nem da dispersão do nosso tempo. Mas o maior medo na qual devemos pensar, e que devemos imaginar, é uma vida estática: a vida de um sacerdote que tem tudo bem resolvido, tudo em ordem, estruturado, tudo no seu lugar, os horários – a que horas se abre o secretariado, a Igreja fecha naquele horário - tudo ...: eu tenho medo do sacerdote estático. Tenho medo, também quando é estático na oração, eu rezo de tal hora a tal hora …", disse Francisco:

“Mas não tens vontade de ir e passar uma hora a mais com o Senhor para olhá-lo e se deixar olhar por Ele?". Esta é a pergunta que eu farei ao sacerdote estático, que tem tudo perfeito, organizado ... Posso dizer que uma vida assim, tão estruturada, não é uma vida cristã. Talvez aquele pároco é um bom empresário, mas eu me pergunto: é cristão? Ou pelo menos vive como cristão? Sim, celebra a Missa - sim, sim - mas o estilo é um estilo cristão? Ou é um crente: um bom homem, vive na graça de Deus, mas com um estilo de empresário”.

Um dos sinais de que não se está bem em caminho - disse ainda o Santo Padre - é quando o sacerdote fala muito de si mesmo, fala demais; das coisas que faz, que gosta de fazer, ou é um auto-referencial, é sinal de que esse homem não é um homem de encontro, no máximo é um homem do espelho, gosta de se espelhar; ele precisa preencher o vazio do coração, falando de si mesmo. Pelo contrário o sacerdote que vive uma vida de encontro, com o Senhor na oração e com as pessoas até ao fim do dia, o seu cansaço é santidade, desde que haja oração. E o Papa convidou os sacerdotes a examinar-se nisto:

“Sou um homem de encontro? Sou um homem de tabernáculo? Sou um em caminho? Sou um homem de ouvido, que sabe escutar? Deixo-me cansar pelas pessoas? Assim era Jesus. Não há outras fórmulas. Jesus tinha clara consciência de que a sua vida era para os outros: para o Pai e para as pessoas, não para si mesmo. Dava-se, dava-se: dava-se às pessoas, dava-se ao Pai na oração. E a sua vida também a viveu como missão: Eu fui enviado pelo Pai para dizer estas coisas”.

Durante o encontro o Papa também respondeu a questões sobre a fraternidade sacerdotal tão sentida na diocese de Génova,  a vida consagrada entre fidelidade ao carisma e o apostolado na diocese, e ainda como enfrentar o declínio das vocações ao sacerdócio e à vida consagrada. (BS)








All the contents on this site are copyrighted ©.