Pároco caldeu: comovidos pela proximidade do Papa com os refugiados


Tbilisi (RV) – Um dos momentos mais tocantes do primeiro dia do Papa Francisco na Geórgia foi o encontro com a comunidade assírio-caldeia na Igreja de São Simão Bar Sabbae, de Tbilisi. A Rádio vaticano ouviu o testemunho do pároco, Padre Beniamino Beth Yadegar:

“Trazemos um sentimento de tranquilidade, de paz, de solidariedade; de “toda a Igreja Católica está conosco”. E foi muito bonito porque o Papa parou, estava contente. E a sua oração, aquela que escolheu rezar, era realmente muito significativa. Recordou os refugiados, os mártires. Foi um momento realmente muito precioso. Todos com lágrimas nos olhos, cheio de alegria, cheio de força. Saímos de lá, poderíamos mesmo ter voado, como aquela pomba que soltou: queríamos todos voar, pois estávamos tão cheios deste espírito de amor, de fraternidade”.

RV: Padre Beniamino, a oração do Papa sublinhou a cruz e o sofrimento, mas também a ressurreição, a fé na ressurreição. Qual a mensagem deixada?

“Jesus morreu, porém não permaneceu na cruz: venceu a morte. Assim, também vocês que sofrem, que são perseguidos, que vivem momentos muito difíceis nestas terras martirizadas: eu estou ao lado de vocês, com as minhas orações, com a minha comunidade, com toda a minha Igreja. É isto. Nós sentimos isto realmente muito, muito, muito forte”.

RV: A oração pode reerguer os corações das pessoas, que há anos sofrem violências?

“É necessário repetir estas coisas: é necessário repetir estes encontros, repetir estes contatos com a Igreja universal. Esta é uma mensagem contínua. O Papa abre a porta, porém agora é necessário continuar. Nós decidimos que nesta data, como hoje, em 30 de setembro, a cada ano, cada ano, fazemos uma oração pela paz com todas as nossas comunidades: uma vez comigo, uma vez na Europa, uma vez no Iraque, se o Senhor quiser uma vez em outros países. Porém, esta data permaneceu na nossa memória como a data da paz para as nossas Igrejas. É assim”.

 

(je/gc)








All the contents on this site are copyrighted ©.