Bartolomeu I: cristãos chamados a dar testemunho profético


Assis (RV) – No encontro ecumênico realizado na Basílica Inferior de Assis, antes do  Papa Francisco pronunciaram-se o Arcebispo de Cantuária e o Patriarca Ecumênico de Constantinopla.

O Primaz da Igreja Anglicana, Justin Welby, afirmou vivermos em um mundo que tem dificuldade em distinguir aquilo que custa daquilo que vale, e a resposta que nos dá Cristo, é que o recebamos livremente, mesmo acreditando que somos ricos.

Deus – disse Welby - nos oferece a riqueza verdadeira, aquela que nos preenche, e recordou que Ele nos chama a escutar – por meio da voz dos abandonados e dos mais pobres;  nos chama a comer, antes de tudo na Eucaristia, onde encontramos mais do que podemos imaginar para nos tornarmos generosos; nos chama a ir de encontro a Jesus na sua misericórdia e nos chama a confiar, de que a misericórdia de Deus seja suficiente, e assim, respondendo a estes chamados, nos sentiremos alimentados como Ele nos promete, e recebendo a misericórdia e a paz, nos tornamos mensageiros de misericórdia e de paz, com ações reveladoras de misericórdia.

Após tomou a palavra o Patriarca Ecumênico de Constantinopla, que ressaltou que hoje, é pedido aos cristãos um testemunho de comunhão e para oferecer a paz ao outro, ao diferente, ao distante, ao desconhecido, é necessário o testemunho real, que é o martírio.

Para podermos gritar “Vem Senhor Jesus” aos irmãos sedentos de paz - observou Bartolomeu I – devemos atravessar a metànoia, "uma conversão intrínseca, uma mudança radical de mentalidade, um profundo arrependimento" e “sermos capazes, como cristãos, de colocar em prática aquilo que em síntese nos chama a fazer o Livro do Apocalipse: Escuta, Conversão e Testemunho Profético”.

“Escuta”, é a capacidade de ouvir o grito de Deus para a humanidade e ouvir o grito de nosso próximo, mas para ouvir, devemos aprender a saborear o silêncio, que deve permear a nossa vida , nos colocar em relação com Deus e com os irmãos, que nos liberta de toda cadeia, engano e inquietação.

“Conversão”, ou seja, a capacidade de levar o coração e mente a mudar de rota, a convergir somente para Ele. A metànoia, portanto, como passagem obrigatória para purificar a memória para vencer o mal que aflige a humanidade, esta doença espiritual, tortuosa, que quer afastar o todo do turo, antes que oferecer a ação de graças eucarística.

“Testemunho Profético”, como a presença no Encontro em Assis. E para que o testemunho dos cristão seja profético, “deve existir uma verdadeira κοινωνία, então, poderemos oferecer água viva a quem tem sede, água que não tem fim, água de paz em um mundo sem paz, água que é profecia e todos que ouvirão Jesus que dirá três vezes “Sim, voltarei logo!”.

Após o pronunciamento do Papa Francisco foram citados os diversos países em guerra e para cada qual, foi acesa uma vela.








All the contents on this site are copyrighted ©.