2016-05-30 14:58:00

Semana do Papa de 23 a 29 de maio


Nesta “Semana do Papa” destaque especial para a audiência do Papa Francisco com o Grande Imã de Al Azhar. Atenção também para o Jubileu dos Diáconos neste Ano Santo da Misericórdia.

Papa recebe Grande Imã de Al-Azhar

Na segunda-feira dia 23 de maio o Santo Padre recebeu em audiência no Vaticano o Grande Imã de Al Azhar do Egipto, o Prof. Al-Tayeb.

Nos 30 minutos do encontro do Papa e com o Grande Imã atenção particular para o tema do compromisso comum com a paz no mundo, a recusa da violência e do terrorismo e a situação dos cristãos no contexto dos conflitos no Médio Oriente. Ambos concordaram com a importância do diálogo entre a Igreja Católica e o Islão.

Francisco presenteou o Grande Imã com uma medalha da oliveira da paz e uma cópia da sua Encíclica ‘Laudato si’.

Santidade é caminho que se percorre na presença de Deus

Terça-feira, 24 de maio – na Missa na Capela da Casa de Santa Marta o Papa Francisco afirmou que a santidade é caminho que se percorre na presença de Deus. O Santo Padre sublinhou que este caminho deve ser sustentado por quatro elementos imprescindíveis: coragem, esperança, graça e conversão:

“… a santidade é um caminho, a santidade não se pode comprar e nem se vende, nem se oferece. A santidade é um caminho na presença de Deus, que eu devo fazer: ninguém o pode fazer em meu nome. Posso rezar para que o outro seja santo, mas é ele que deve fazer o caminho, não eu. Caminhar na presença de Deus, de modo irrepreensível.”

A oração ajuda a conservar a fé em Deus

Quarta-feira, 25 de maio – na audiência geral na Praça de S. Pedro o Papa Francisco falou na sua catequese sobre a oração como fonte de misericórdia refletindo sobre a parábola da viúva e do juiz iníquo no capítulo 18 do Evangelho de S. Lucas.

A parábola da viúva e do juiz iníquo ensina-nos a necessidade de rezar sempre, sem cessar – disse o Papa. O juiz da parábola, que não temia Deus e era uma pessoa sem escrúpulos, perante a insistência da pobre viúva, que não tinha mais ninguém no mundo, acaba tendo que fazer justiça – observou o Santo Padre.

Com esta imagem, Jesus ensina-nos que, se até um juiz sem escrúpulos se dobrou à insistência da viúva, muito mais fará Deus que não deixará de escutar prontamente as nossas orações – afirmou Francisco que colocou em evidência o facto de que, embora Deus sempre nos escute na oração, não significa que faça tudo no tempo e no modo que nós gostaríamos. A oração não é uma varinha mágica:

“A oração não é uma varinha mágica; ela é uma ajuda para conservar a fé em Deus, confiando n’Ele mesmo quando não compreendemos a sua vontade” – declarou o Papa Francisco.

O Santo Padre no final da audiência fez um apelo pelas crianças desaparecidas cujo Dia Internacional se celebra neste dia 25 maio. O Papa afirmou ser um “dever de todos proteger as crianças”:

“Desejo que as autoridades civis e religiosas possam agitar e sensibilizar as consciências, para evitar a indiferença perante o desconforto das crianças sozinhas, exploradas e afastadas das suas famílias e do seu contexto social, crianças que não podem crescer serenamente e olhar com esperança o futuro. Convido todos à oração por forma que a cada uma delas seja restituído o afeto dos seus entes queridos.”

Corpo de Deus. Papa convida a repartir a vida pelos outros

Quinta-feira, 26 de maio, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – o Papa Francisco celebrou Missa no adro da Basílica de S. João de Latrão e após a celebração prosseguiu em Procissão Eucarística até à Basílica de Santa Maria Maior. Na sua homilia lembrou a força da Eucaristia para repartir a vida pelos outros. O Santo Padre referiu os cristãos que repartiram a vida para defenderem a dignidade de todos.

Na força da Eucaristia repartir pelos outros, esta a ideia apresentada pelo Papa Francisco recordando tantos “santos e santas – famosos ou anónimos – que se repartiram a si próprios para dar de comer aos irmãos”:

”Quantas mães, quantos pais, juntamente com o pão de cada dia, partido na mesa de casa, repartiram o seu coração para criar os filhos e fazê-los crescer bem! Quantos cristãos, como cidadãos responsáveis, repartiram a própria vida para defenderem a dignidade de todos, especialmente dos mais pobres, marginalizados e discriminados!”

Nas palavras do Papa Francisco também a Procissão Eucarística que decorreu após a Missa é um gesto “para dar de comer à multidão de hoje” para repartir “a nossa vida” como “sinal do amor de Cristo para esta cidade e para o mundo inteiro” – disse o Santo Padre no final da sua homilia.

Diáconos para servir na caridade

Na Missa neste domingo dia 29 de maio na Praça de S. Pedro o Papa Francisco disse aos Diáconos do mundo, reunidos em Roma no seu Jubileu da Misericórdia, que Deus é amor e por amor chega mesmo a servir-nos:  é paciente connosco, benévolo, sempre pronto e bem-disposto, sofre pelos nossos erros e procura o caminho para nos ajudar a melhorar. O Santo Padre exortou os diáconos a servirem na sua vocação de ministros da caridade:

“Estas são as características benignas e humildes do serviço cristão que é imitar Deus servindo os outros: acolhendo-os com amor paciente, compreendendo-os sem se cansar, fazendo-lhes sentir-se acolhidos, em casa, na comunidade eclesial, onde não é grande quem manda, mas quem serve. E nunca repreender, nunca! Assim, caros diáconos, na mansidão, amadurecerá a vossa vocação de ministros da caridade.”

Paz na Síria em nome das crianças

No Angelus deste domingo o Papa Francisco referiu o próximo Dia Internacional da Criança que se celebra a 1 de junho. O Santo Padre lembrou que nesse dia as comunidades cristãs da Síria, católicas e ortodoxas, viverão uma oração especial pela paz:

“Quarta-feira próxima, 1 de Junho, por ocasião da Jornada Internacional da Criança, as comunidades cristãs da Síria, tanto católicas como ortodoxas, viverão juntas uma oração especial para a paz, que terá como protagonistas as próprias crianças. As crianças sírias convidam as crianças do mundo inteiro a unirem-se com elas em oração pela paz.”

E com o Angelus deste domingo terminamos esta síntese das principais atividades do Santo Padre que foram notícia de 23 a 29 de maio. Esta rubrica regressa na próxima semana sempre aqui na RV em língua portuguesa.

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.