Papa ao Katholikentag: dar espaço aos pobres e oprimidos


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco enviou uma vídeomensagem  em alemão aos participantes da 100ª edição do Katholikentag, dia dos católicos alemães, que teve início nesta quarta-feira (25/05), em Leipzig, e prossegue até o próximo domingo, 29. O tema deste ano é “Eis o homem”! 

O evento se realiza a cada dois anos. A última edição realizou-se em maio de 2014, em Regensburg, sobre o tema “Construir pontes com Cristo” e abordou também temáticas sobre a moral familiar e as perspectivas da família cristã, em preparação ao Sínodo Extraordinário sobre a Família realizado, no Vaticano, em outubro daquele ano, sobre o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. 

Testemunho

“Vocês querem mostrar aos homens e mulheres de Leipzig e de toda a Alemanha que vivem a alegria do Evangelho. Vocês mantêm boas relações com os cristãos de outras confissões que dão um testemunho autêntico de Cristo com o seu compromisso concreto em favor dos pobres e indefesos”, destacou Francisco na vídeomensagem em alemão.

Segundo o Papa, o tema escolhido para este ano “mostra de uma forma muito bonita aquilo que conta. Não é o fazer ou o sucesso exterior que conta, mas a capacidade de parar, olhar, dar atenção ao outro e oferecer-lhe o que realmente lhe falta.” 

“Toda pessoa humana deseja a comunhão e a paz. Precisa de uma convivência pacífica. Mas isso pode crescer somente quando construímos a paz em nosso coração”, disse o Pontífice. “Muitas pessoas vivem na pressa constante. Assim, abalam tudo o que está em torno deles. Isto incide também na maneira como se trata o ambiente. Trata-se de conceder mais tempo para recuperar a harmonia serena com o mundo, com a criação, mas também com o Criador”, frisou o Papa. 

Familiaridade com Deus

Segundo Francisco, “procuramos na contemplação e na oração obter cada vez mais familiaridade com Deus. Devagar vamos descobrindo que o Pai celeste deseja o nosso bem. Ele quer nos ver felizes, alegres e tranquilos”. 

“Esta familiaridade com Deus anima também a nossa misericórdia. Tal como ama o Pai, assim também amam os filhos. Tal como Ele é misericordioso, assim somos chamados também nós a ser misericordiosos uns para com os outros. Deixemo-nos tocar pela misericórdia de Deus também através de uma boa confissão, para nos tornar cada vez mais misericordiosos como o Pai”, disse o Pontífice. 

Dignidade

Francisco disse ainda na vídeomensagem que “muitas vezes encontramos na sociedade o ser humano maltratado. Vemos como outros julgam o valor de sua vida e solicitam, na idade avançada e na doença, a sua morte. Vemos como os homens são privados de sua dignidade, porque não possuem trabalho ou são refugiados. Vemos aqui Jesus sofredor e martirizado que pousa o olhar sobre a malvadez e a brutalidade em toda a sua dimensão, que os homens sofrem ou impõem uns aos outros neste mundo”.

O Papa exortou os participantes do encontro, em Leipzig, e todos os fiéis da Alemanha a darem cada vez mais espaço em suas vidas aos pobres e oprimidos. “Ajudem-se reciprocamente na partilha de experiências e ideias sobre como levar a Boa Nova de Cristo aos homens”, disse ele. 

Francisco pediu ao Espírito Santo para que lhes dê a coragem e a força de serem testemunhas da esperança que Deus é para toda a humanidade.

(MJ)








All the contents on this site are copyrighted ©.