2016-05-15 13:33:00

Regina Coeli: amor demonstra-se com factos


No Regina Coeli na Solenidade de Pentecostes o Papa Francisco falou da Janela do Palácio Apostólico para a multidão que o ouviu dizer que a liturgia convida-nos neste dia a abrirmos a mente e o coração ao dom do Espírito Santo que, como disse Jesus, connosco fica para sempre:

Estas palavras recordam-nos, antes de mais, que o amor por uma pessoa e também pelo Senhor, demonstra-se não só com as palavras, mas com os factos; e também ‘observar os mandamentos’ é compreendido em sentido existencial, por forma, a que toda a vida seja envolvida.”

Efetivamente, ser cristãos não significa principalmente pertencer a uma certa cultura ou aderir a uma certa doutrina, mas sim ligar a própria vida, em todos os seus aspetos, à pessoa de Jesus e, por meio dele, ao Pai. Com este objetivo Jesus promete a efusão do Espírito Santo aos seus discípulos.”

Ao prometer o Espírito Santo, Jesus define-o como “um outro Paráclito” que significa Consolador – disse o Papa que lembrou que o Espírito Santo não tem um “ensinamento diferente, mas torna vivo e operante aquele de Jesus para que o tempo que passa não o apague”. O Espírito Santo ajuda a enxertar o ensinamento de Jesus no nosso coração, ajuda a interiorizá-lo fazendo-o carne da nossa carne.

O Santo Padre invocou a materna intercessão da Virgem Maria para obtermos a graça de sermos animados pelo Espírito Santo, para testemunharmos Cristo com franqueza evangélica.

Após a oração mariana do Regina Coeli o Papa Francisco referiu-se à publicação da Mensagem para o próximo Dia Mundial das Missões que se celebra no terceiro domingo de outubro. A este propósito o Santo Padre pediu que o Espírito Santo dê força a todos os missionários ad gentes e apoie a missão da Igreja no mundo inteiro.

Nas saudações destaque para a referência do Papa aos peregrinos vindos de toda a Itália e, em particular, de Madrid, de Praga, da Tailândia e da comunidade católica coreana de Londres.

Francisco a todos desejou um bom domingo e um bom almoço.

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.