2016-04-25 09:30:00

Semana do Papa de 18 a 24 de abril


Nesta “Semana do Papa” destaque especial para o Jubileu dos Adolescentes neste Ano Santo da Misericórdia. Foi neste V Domingo da Páscoa na homilia na Missa na Praça de S. Pedro que o Papa Francisco disse aos adolescentes que o amor é o cartão de identidade do cristão.

Presidente da República Centro-Africana no Vaticano

E começamos esta “Semana do Papa” com a audiência concedida pelo Santo Padre na segunda-feira dia 18 de abril ao Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra. Um encontro cordial onde foi ressaltado o clima construtivo do recente processo eleitoral e a renovação das instituições do País . Referidas também as boas relações entre a Santa Sé e a República Centro-Africana, a importância do apoio da comunidade internacional para o desenvolvimento do país e ainda a contribuição da Igreja nas áreas da educação e da saúde e mesmo no âmbito da reconciliação e da reconstrução nacional.

Cristão que não se deixa atrair por Deus é órfão

Terça-feira, 19 de abril – na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que um cristão que não se deixa atrair por Deus é órfão. O Santo Padre na sua homilia partiu da pergunta que os judeus fazem a Jesus na leitura do Evangelho do dia: “És tu o Messias?”

Esta é uma pergunta de um coração cego que os fariseus e os escribas repetem várias vezes a Jesus – observou o Papa que recordou as palavras de Jesus: “vós não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas”.

“ ‘Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos’. É precisamente o Pai que dá as ovelhas ao pasto. É o Pai que atrai os corações para Jesus” – disse Francisco.

Escribas e fariseus tinham uma dureza de coração que os impedia de reconhecer Jesus como Messias – explicou Francisco que os considera órfãos porque renegaram o Pai. “Eles falavam de Abraão, dos Patriarcas, mas como figuras distantes”. Nos seus corações eram órfãos – disse o Papa.

Podemos perceber a importância de nos deixarmos atrair por Deus das notícias que a primeira leitura deste dia nos revela: os pagãos que se abriam à fé em Cristo, graças à pregação dos discípulos – afirmou o Santo Padre que recordou no final da sua homilia que Jesus nos convida a sermos seus discípulos mas, para tal devemos deixar-nos atrair pelo Pai.

Distinguir entre pecado e pecador

Quarta-feira, 20 de abril – na audiência geral o Papa Francisco afirmou que a Palavra de Deus nos ensina a distinguir entre pecado e pecador. Partindo do episódio da pecadora que enxuga os pés de Jesus, narrado no Evangelho de S. Lucas, o Santo Padre evocou o comportamento de Jesus que acolhe aquela mulher perdoando-lhe os seus pecados.

A mulher pecadora veio chorar os seus pecados aos pés de Jesus, quando Ele Se encontrava à mesa em casa de um fariseu chamado Simão. Este, embora tenha convidado Jesus, não se quer comprometer nem arriscar a reputação com o Mestre, enquanto a mulher confia plenamente em Jesus com amor e veneração. Pois bem – declarou Francisco – entre o comportamento do fariseu e o da pecadora, o Senhor toma partido pela pecadora

Livre de preconceitos que impeçam a misericórdia de se expressar, o Mestre deixa-a fazer o que lhe dita o coração: Ele, o Santo de Deus, deixa-Se tocar por ela, sem medo de ficar contaminado – explicou o Santo Padre – mais ainda, dirigindo-Se à mulher diz-lhe: ”Os teus pecados estão perdoados”. Jesus põe, assim, termo àquela condição de isolamento a que pecadora fora condenada pelos juízos impiedosos de Simão e os seus correligionários fariseus – disse o Papa sublinhando que a Palavra de Deus nos ensina a distinguir pecado e pecador:

“A Palavra de Deus ensina-nos a distinguir entre o pecado e o pecador: com o pecado, não devemos entrar em compromissos, ao passo que os pecadores – isto é, nós todos – são como doentes que necessitam de ser curados e, para isso, o médico precisa de se encontrar com eles, visitá-los, tocá-los. É claro que o doente, para ser curado, tem de reconhecer que tem necessidade do médico.”

O cristão não pode calar o anúncio de Jesus

Sexta-feira, 22 de abril – na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que o cristão não pode calar o anúncio de Jesus.

“Quando João e Pedro foram levados ao Sinédrio, depois da cura do paralítico, os sacerdotes proibiram-nos de falar no nome de Jesus, da Ressurreição, e eles, com toda a coragem e simplicidade diziam: ‘Nós não podemos calar aquilo que vimos e ouvimos, o anúncio. E nós, cristãos pela fé, temos o Espírito Santo dentro de nós, que nos faz ver e escutar a verdade sobre Jesus, que morreu pelos nossos pecados e ressuscitou. Este é o anúncio da vida cristã: Cristo está vivo! Cristo ressuscitou, Cristo está entre nós na comunidade, acompanha-nos no caminho.”

“Podemo-nos perguntar, cada um de nós: como é o anúncio na minha vida? Como é a minha relação com Jesus que intercede por mim? E como é a minha esperança? Acredito realmente que o Senhor ressuscitou? Acredito que reza por mim ao Pai? Toda as vezes que o chamo, Ele está a rezar por mim, intercede. Acredito realmente que o Senhor voltará? Vai-nos fazer bem perguntar isso sobre a nossa fé: acredito no anúncio? Acredito na intercessão? Sou um homem ou uma mulher de esperança?”

Amor é cartão de identidade do cristão

Domingo, 24 de abril – mais de 60 mil adolescentes participaram na Missa presidida pelo Papa Francisco na Praça de S. Pedro por ocasião do Ano Santo da Misericórdia. O Santo Padre falou-lhes de amor, liberdade e felicidade.

O Papa Francisco na sua homilia, partindo do Evangelho deste V Domingo da Páscoa, deixou claro aos adolescentes que o amor é o bilhete de identidade cristão:

“Por outras palavras, o amor é o bilhete de identidade do cristão, é o único «documento» válido para sermos reconhecidos como discípulos de Jesus. Se este documento perde a validade e não se renova deixamos de ser testemunhas do Mestre.”

O Santo Padre convidou os adolescentes a serem discípulos de Jesus, verdadeiros amigos que se distinguem “pelo amor concreto que brilha na sua vida”. Um amor que não é fácil “é exigente, requer esforço” – disse o Papa.

O amor é generosidade – continuou o Papa – que disse aos adolescentes para não se esquecerem de agradecer ao Senhor que “não Se esquece de nos oferecer cada dia um dom especial”. Porque o Senhor “está sempre contigo e sente-Se contente por estar contigo” para lançar redes e pôr a render os teus talentos – afirmou o Papa dirigindo-se a cada um dos adolescentes:

“Como fez com os seus jovens discípulos, fixa-te nos olhos e chama-te para O seguir, «fazer-te ao largo» e «lançar as redes» confiado na sua palavra, ou seja, a pôr a render os teus talentos na vida, juntamente com Ele, sem medo. Jesus espera pacientemente por ti, aguarda uma resposta, espera o teu «sim»”.

Adolescentes capazes de perdão

Na manhã deste sábado dia 23 de abril os adolescentes foram surpreendidos pelo Papa Francisco que se apresentou para confessar alguns deles numa Praça de S. Pedro transformada num grande confessionário.

Depois no final da tarde de sábado teve lugar um grande evento musical no Estádio Olímpico de Roma no qual Francisco não pode estar presente mas enviou uma mensagem em vídeo na qual pediu aos adolescentes para serem capazes de perdão:

“ Ser misericordiosos quer dizer ser capazes de perdão. E isto não é fácil, não é? Pode suceder que, às vezes, na família, na escola, na paróquia, na ginástica ou nos locais de divertimento alguém possa fazer asneiras que nos façam sentir ofendidos; ou então em algum momento de nervosismo possamos ser nós a ofender os outros. Não fiquemos com rancor ou com desejo de vingança.”

Liberdade para cristãos sequestrados

Principal destaque na mensagem do Papa no Regina Coeli foi para os cristãos sequestrados na Síria. Para eles o Santo Padre pediu liberdade:

“É sempre viva em mim a preocupação pelos irmãos bispos, sacerdotes e religiosos, católicos e ortodoxos, sequestrados há muito tempo na Síria. Deus misericordioso toque o coração dos raptores e conceda quanto antes a estes nossos irmãos que sejam libertados e voltem às suas comunidades. Por isto convido-vos todos a rezarem, sem esquecer as outras pessoas raptadas no mundo.”

E com o Regina Coeli deste domingo terminamos esta síntese das principais atividades do Santo Padre que foram notícia de 18 a 24 de abril. Esta rubrica regressa na próxima semana sempre aqui na RV em língua portuguesa.

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.