Esta noite, Francisco preside a Vigília Pascal na Basílica Vaticana


Cidade do Vaticano (RV) - O Papa Francisco preside a Vigília Pascal neste sábado (26/03), na Basílica de São Pedro, às 16h25, horário de Brasília. A celebração será introduzida pelo rito da bênção do fogo, no átrio da Basílica Vaticana.
 
O silêncio da oração da Igreja nas horas do Sábado Santo será rompido pela luz na noite de Páscoa, como acontecerá nas igrejas de todo o mundo. 

“Foi uma noite de vigília para os discípulos e as discípulas de Jesus. Noite de desolação e de medo. Os homens permaneceram fechados no Cenáculo. As mulheres, ao contrário, ao alvorecer do dia depois do sábado foram ao sepulcro para ungir o corpo de Jesus. Tinham o coração cheio de angústia”, disse o Papa Francisco na homilia da Vigília Pascal do ano passado.

É aqui que toda vez o cristão é esperado. Esperado no limiar do sepulcro em que é convidado a dar um passo para “entrar no Mistério que Deus realizou com a sua vigília de amor”:

“Entrar no mistério requer de nós que não tenhamos medo da realidade: não nos fechemos em nós mesmos, não fujamos perante aquilo que não entendemos, não fechemos os olhos diante dos problemas, não os neguemos, não eliminemos as questões”, disse ainda o pontífice.

“Entrar no mistério significa ir além da comodidade das próprias seguranças, além da preguiça e da indiferença que nos paralisam, e pôr-se à procura da verdade, da beleza e do amor, buscar um sentido não óbvio, uma resposta não banal para as questões que põem em crise a nossa fé, a nossa lealdade e nossa razão.”

“Tudo isto nos ensinam as mulheres discípulas de Jesus. Elas estiveram de vigia naquela noite, juntamente com a Mãe. E Ela, a Virgem Mãe, ajudou-as a não perderem a fé nem a esperança. Deste modo, não ficaram prisioneiras do medo e da angústia, mas às primeiras luzes da aurora saíram, levando na mão os seus perfumes e com o coração perfumado de amor”, concluiu Francisco naquela ocasião. (MJ)








All the contents on this site are copyrighted ©.