2016-01-18 15:14:00

Semana do Papa de 11 a 17 de janeiro


Na segunda-feira dia 11 de janeiro o Papa Francisco encontrou-se com o Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé. No seu discurso sublinhou a inauguração do Ano Santo da Misericórdia em Bangui na República Centro Africana e afirmou que “para Deus, potência não significa força e destruição, mas sim amor; justiça não significa vingança, mas sim misericórdia”. Publicamos aqui em registo áudio a reportagem de Dulce Araújo.

Na terça-feira, 12 de janeiro, o Papa Francisco na homilia da missa celebrada na Casa Santa Marta afirmou que a oração faz milagres e impede que o coração endureça.

Entretanto, na terça-feira dia 12 foi o lançamento mundial do livro-entrevista do vaticanista Andrea Tornielli com o Papa Francisco com o título “o nome de Deus é misericórdia”.

Na audiência geral de dia 13 de janeiro o Papa Francisco deu início a um ciclo de catequeses, precisamente, sobre a misericórdia. Nessa audiência o Santo Padre afirmou que a solicitude divina é tão grande e tão forte que nada a pode deter, nem mesmo o pecado. O Senhor tem uma fidelidade sem limites – sublinhou o Papa Francisco:

“Uma fidelidade sem limites: eis a última palavra da revelação de Deus a Moisés. A fidelidade de Deus nunca nos faltará, porque o Senhor é o Guardião que, como diz o Salmo, não adormece mas vigia continuamente sobre nós para nos conduzir à vida.”

“Deus é totalmente e sempre fiável. Uma presença sólida e estável. É esta a certeza da nossa fé. E, portanto, neste Jubileu da Misericórdia, confiemos totalmente n’Ele, e experimentemos a alegria de ser amados por este “Deus misericordioso e piedoso, lento à ira e grande no amor e na fidelidade”.

No final da audiência geral desta quarta-feira, 13 de janeiro o Papa lançou um apelo pelas vítimas do atentado kamikaze em Istambul. Um atentado que, recordemos, fez 10 vítimas mortais, na sua maioria alemãs. O ataque foi reivindicado pelo auto proclamado ‘Estado Islâmico’. Eis as palavras do Papa:

“Antes de concluir este nosso encontro, em que refletimos juntos sobre a Misericórdia de Deus, convido-vos a rezar pelas vítimas do atentado acontecido ontem em Istambul. Que o Senhor, o Misericordioso, dê paz eterna aos defuntos, conforto aos familiares, firmeza solidária à inteira sociedade e converta os corações dos violentos.”

Na sexta-feira dia 15 de janeiro o Papa Francisco fez uma visita surpresa a 33 idosos da Casa de Repouso Bruno Buozzi na periferia de Roma e à Casa Iride onde estão 6 doentes em estado vegetativo assistidos pelos seus familiares.

No domingo dia 17 de janeiro no Angelus na Praça de S. Pedro o Papa Francisco recordou o milagre das Bodas de Caná e a passagem da antiga à nova aliança que acontece com Jesus, “esposo da humanidade”.

Após a oração do Angelus o Papa Francisco saudou os milhares de migrantes e refugiados presentes no Praça neste Dia Mundial a eles dedicado e que este ano é também o Jubileu dos Migrantes:

“Caros migrantes e refugiados, cada um de vós traz consigo uma história, uma cultura, valores preciosos; e muitas vezes, infelizmente, também experiências de miséria, de opressão, de medo. A vossa presença nesta Praça é sinal de esperança em Deus. Não deixeis que vos roubem esta esperança e a alegria de viver, que jorram da experiência da divina misericórdia, também graças às pessoas que vos acolhem e vos ajudam. A passagem da Porta Santa e a Missa que daqui a pouco vivereis, vos encham o coração de paz.”

Com efeito, após a oração do Angelus o Papa Francisco passou a Porta Santa da Basílica de S. Pedro com alguns migrantes e refugiados tendo sido depois celebrada uma Missa na Basílica Vaticana presidida pelo Cardeal António Maria Vegliò, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.

No final da oração do Angelus o Santo Padre proferiu algumas palavras pelas vítimas dos recentes atentados na Indonésia e no Burkina Faso:

“Todos juntos queremos dirigir a Deus uma oração pelas vítimas dos atentados acontecidos nos passados dias na Indonésia e no Burkina Faso. O Senhor acolha-as na sua casa e apoie o empenho da comunidade internacional para construir a paz.”

E com o Angelus deste domingo terminamos esta síntese das principais atividades do Santo Padre que foram notícia de 11 a 17 de janeiro. Esta rubrica regressa na próxima semana sempre aqui na RV em língua portuguesa.

(RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.