2015-12-19 10:14:00

A salvação está na humildade – o Papa na Caritas de Roma


O Papa Francisco abriu nesta sexta-feira, dia 18, a Porta Santa da Caritas de Roma no albergue “Don Luigi Di Liegro” e no refeitório “S. João Paulo II” na Estação Ferroviária de Termini, no centro de Roma.

Antes do Santo Padre atravessar a Porta Santa encimada pelo ícone do Jubileu da Misericórdia da autoria da padre jesuíta Marko Ivan Rupnik foi entoada a ladainha dos santos.

Para a Eucaristia acolheram o Santo Padre os 200 hóspedes do albergue representando todos os Centros de Acolhimento da Cáritas de Roma.

Na sua homilia o Papa Francisco exortou os cristãos a procurarem Deus na “humildade” e na “pobreza”,

“… procurai-o onde Ele se encontra escondido: nos necessitados, nos mais necessitados, nos doentes, nos famintos, nos prisioneiros.”

As riquezas, as honorificências não abrem a porta do Céu. O caminho da salvação é o caminho da humildade – afirmou o Papa Francisco:

“O amor de Jesus é grande. Por isso hoje, ao abrir a Porta Santa gostaria que o Espírito Santo abrisse o coração de todos os romanos, e lhes mostrasse qual é o caminho da salvação! Não é o luxo, não é o caminho das grandes riquezas, não é o caminho do poder. É o caminho da humildade.”

Deus veio para nos salvar – continuou o Santo Padre – e para fazer isso escolheu caminhar connosco, assumindo a nossa vida, e fê-lo na simplicidade e na humildade, escolhendo não uma grande cidade de um grande império, não uma princesa, uma condessa, uma pessoa importante, ou um palácio de luxo. “Tudo parece ter sido feito intencionalmente quase às escondidas”, observou ainda o Papa.

Deus escolheu Maria, uma jovem de cerca 16, 17 anos – disse o Papa – numa aldeia perdida nas periferias do império; José era um jovem carpinteiro que ganhava o pão de cada dia. “Tudo na simplicidade, tudo no anonimato”, acrescentou o Santo Padre.

Francisco ao abrir a Porta Santa da Caridade disse que pedia duas coisas:

“Primeiro, que o Senhor abra a porta do nosso coração, a todos. Todos precisamos, todos somos pecadores, todos precisamos ouvir a Palavra do Senhor e que a Palavra do Senhor venha.”

“Segundo, que o Senhor nos faça entender que o caminho da presunção, das riquezas, da vaidade, do orgulho, não são caminhos de salvação. Que o Senhor nos faça entender que a sua carícia de Pai, a sua misericórdia, o seu perdão, dá-se quando nos aproximamos daqueles que sofrem, dos descartados na sociedade, ali está Jesus.”

Após a missa, os assistidos pelo centro da Caritas cantaram o "Parabéns pra você" ao Santo Padre por seus 79 anos, celebrados esta semana na quinta-feira, dia 17. Por fim, Francisco expressou um desejo:

"Neste Natal gostaria que o Senhor nascesse no coração de cada um de nós, de forma escondida, de um modo que ninguém percebesse, mas que o Senhor esteja presente!"

(RS/RL)








All the contents on this site are copyrighted ©.