2015-04-29 08:06:00

Papa: vida cristã não é museu, o Espírito Santo renova tudo


Terça-feira, 28 de abril: na Missa em Santa Marta o Papa Francisco afirmou que a vida cristã não é um museu de recordações, pois o Espírito Santo tudo renova.

Inspirando-se na leitura dos Atos dos Apóstolos proposta pela liturgia deste dia, o Santo Padre destacou o quanto é fundamental na vida da Igreja abrir-se sempre ao Espírito Santo. Muitos, naquela época, ficavam inquietos ao saber que o Evangelho era anunciado aos pagãos. Os discípulos de Cristo começam a pregar não apenas aos judeus, mas também aos gregos, aos pagãos e um grande número deles acreditou e converteu-se ao Senhor.

Deus é surpresa – afirmou o Papa Francisco que sublinhou ser o Espírito Santo quem nos faz conhecer as novidades. Com a nossa inteligência não podemos ver a verdade – disse ainda o Santo Padre – “podemos estudar toda a História da Salvação, podemos estudar toda a Teologia, mas sem o Espírito Santo não podemos entender” – advertiu o Papa. Para o Espírito atuar na nossa vida é preciso rezar e estar abertos às surpresas e novidades do Espírito Santo – declarou o Santo Padre:

“… a Igreja vai em frente com essas surpresas, com essas novidades do Espírito Santo. É preciso discerni-las, e para discerni-las devemos rezar, pedir esta graça.”

A graça do discernimento vem da oração e traz-nos a coragem apostólica de sermos portadores de vida e não de um museu de recordações – disse o Papa na conclusão da sua homilia:

“E nesta Missa, vamos pedir essa coragem, essa coragem apostólica de ser portador de vida e não fazer da nossa vida cristã um museu de recordações.” (RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.