2015-04-09 09:40:00

A notícia da ressurreição – o comentário de D. António Couto


Estamos a viver o Tempo da Páscoa. Após a celebração do Tríduo Pascal em que os cristãos fizeram memória da Última Ceia e da Paixão, Morte e da Ressurreição de Jesus, abre-se o Tempo da Páscoa que viveremos até ao Domingo de Pentecostes. Sobre a grande notícia da Ressurreição ouvimos hoje nesta nossa rubrica “Sal da Terra, Luz do Mundo” o comentário de D. António Couto, biblista e Bispo de Lamego em Portugal, em declarações à Agência Ecclesia.

A Páscoa, acontecimento único na história da humanidade: a fé cristã afirma que Jesus ressuscitou após ter morrido na Cruz. Um facto real, um mistério por compreender ou um ato de fé? Questões às quais respondeu D. António Couto, biblista e Bispo de Lamego em Portugal entrevistado pela Agência Ecclesia.

D. António Couto começou por explicar de que é que falamos quando pronunciamos a palavra ressurreição. Afirma que se trata não de um relato mas de uma notícia. Enquanto a Paixão é um relato do desenrolar dos vários acontecimentos dos últimos momentos da vida de Jesus, a ressurreição é uma vida nova, uma notícia que vem de Deus.

Segundo o bispo de Lamego no momento da ressurreição é também a nossa humanidade que é ressuscitada. Para Deus não vai apenas o Filho que veio de Deus, vai o Filho encarnado com a nossa humanidade que também é elevada aos Céus.

Os textos sagrados da ressurreição são deliciosos, lindíssimos e profundos, afirma D. António Couto que os explica referindo que Maria Madalena caminha no escuro e encontra um túmulo com uma pedra retirada por Deus e para sempre e o Apóstolo Pedro encontra um túmulo cheio de sinais: um túmulo que não foi assaltado ou tocado por mãos humanas pois lá existe demasiada ordem.

D. António Couto, nesta sua entrevista à Agência Ecclesia, refere também a experiência de Tomé neste contexto da ressurreição e afirma ser a notícia da ressurreição de Jesus a única notícia de verdade em toda a humanidade e a qual devemos anunciar com cada vez maior alegria.

“Sal da Terra, Luz do Mundo” é aqui na Rádio Vaticano em língua portuguesa. (RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.