Papa em Tacloban: digo somente que estou com vocês e que não estão sozinhos


Tacloban (RV) -“Não tenho palavras para partilhar a dor de vocês. Confesso que quando de Roma vi a devastação do tufão, entendi que deveria estar aqui, naquele dia decidi esta viagem”: foram palavras do Papa Francisco num dos gestos mais fortes desta sua sétima viagem apostólica internacional, durante a missa celebrada na Ilha de Leyte, em Tacloban City, epicentro do tufão que em novembro de 2013 devastou a ilha deixando mais de oito mil mortos, quinze milhões de pessoas atingidas e cinquenta mil casas destruídas.

Um multidão de fiéis e peregrinos participou da missa presidida pelo Pontífice, não obstante o forte vento e a intensa chuva que persistiu durante toda a celebração eucarística nestas horas em que a tormenta tropical Mekkhala se aproxima da cidade filipina de Tacloban.

Deixando de lado o texto da homilia previamente preparado, o Papa pediu para falar em espanhol, com tradução simultânea em inglês. Na medida em que fazia sua meditação sobre a dor dos sobreviventes, prevaleciam as lágrimas e o silêncio.

O Santo Padre iniciou comentando um trecho de São Paulo: “Jesus é como nós”, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.

“Jesus – prosseguiu – segue sempre à nossa frente, e quando vivemos alguma experiência Ele a vive antes de nós, e se hoje todos nos reunimos aqui quatorze meses após a passagem do tufão Yolanda, é porque temos a segurança de que a fé não se enfraquece, porque em sua Paixão Jesus assumiu toda a nossa dor.”

“E quando, permitam-me dizer, quando vi de Roma esta catástrofe, senti que tinha que vir. Naquele dia decidi vir aqui.” A este ponto, o Francisco foi interrompido por um caloroso aplauso.

“Vim para estar com vocês – explicou – eu não posso ficar, mas Jesus pode ficar, vim para dizer que Jesus está com vocês, o Senhor não decepciona, ‘a mim decepcionou’ porque ‘perdi minha casa, minha família, aquilo que tinha’, é verdade se vocês dizem isso, e eu respeito este sentimento – enfatizou o Papa –, mas Jesus da sua Cruz não me decepciona e foi consagrado Senhor neste trono e passou pela calamidade que experimentamos. Jesus é o Senhor, o Senhor da Cruz, e Ele é capaz de entender-nos, como vimos na primeira leitura.”

Por isso – prosseguiu – temos um Senhor que é capaz de chorar conosco, de acompanhar-nos no momento mais difícil da vida. Muitos de vocês perderam tudo, não sei o que lhes dizer, Deus sabe o que dizer-lhes. Muitos de vocês perderam parte da família, somente olho em silêncio, os acompanho com meu coração em silêncio.

Muitos de vocês se perguntaram olhando para Cristo, ‘por que, Senhor?’ O Senhor responde a cada um no coração, do seu coração. Não tenho outras palavras para dizer-lhes. Olhemos para Cristo, Ele é o Senhor, Ele nos compreende porque experimentou a Cruz.

“E sob a Cruz estava a Mãe, nós somos como crianças que no momento de dor, de pena, em que não entendemos nada, estendemos a mão firmemente e dizemos ‘mãe’. E esta é a única palavra que pode explicar o que sentimos no momento obscuro, ‘mãe’.”

Rezemos agora num momento de silêncio – pediu –, olhemos para o Senhor, “Ele pode entender-nos porque passou por tudo e olhemos para nossa Mãe como uma criança, com o coração digamos ‘Mãe’, em silêncio façamos esta oração, cada um diga aquilo que sente em seu coração” – convidou o Papa.

Não estamos sozinhos – disse ainda –, temos uma Mãe, temos Jesus’, não estamos sozinhos e temos muitos irmãos que neste momento de catástrofe vieram encontrar-nos e neste momento nos sentimos mais irmãos e irmãs, porque nos conhecemos um ao outro, e “a única mensagem do meu coração é que me perdoem porque não tenho outras palavras, porém estejam certos de que Jesus não decepciona, de que o amor, a ternura de nossa Mãe não decepciona. Olhemos para ela como filhos”, concluiu.

Após a missa, o Papa transferiu-se para a vizinha cidade de Palo, onde na Residência Arquiepiscopal do anfitrião, Dom Dom John F. Du, onde almoçou com trinta familiares de vítimas do tufão Yolanda. (RL)








All the contents on this site are copyrighted ©.