2014-09-05 19:55:23

Novo Catecismo: A Fé


RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) - No nosso espaço dedicado ao Novo Catecismo, vamos falar na edição de hoje da fé.

A fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa, trazendo ao mesmo tempo uma luz superabundante ao homem em busca do sentido último da sua vida. E justamente a fé, é a reflexão que o Pe. Gerson Schmidt nos traz no programa de hoje:

“Amado ouvinte!

Apresentamos até aqui uma visão geral dos quatro capítulos do Catecismo e dissemos que eles se unem entre si, numa harmonia muito perfeita. A partir de agora tomaremos alguns temas bem específicos do primeiro capítulo, por um bom tempo. Vamos começar pelo tema da fé, e que você pode acompanhar nosso aprofundamento a partir do número 26 do Catecismo da Igreja Católica. Procure lá o número 26. Lembro que os documentos da Igreja não citamos as páginas, mas o número do documento, pois cada edição das editora tem sua paginação própria.

Como os nossos olhos não podem ver se não tiverem luz ou se não for dia, dá mesma forma se dá a fé. Os ouvidos, nada podem fazer, perdem sua função se não há som; assim é a nossa alma. Se não recebe pela fé o Dom do Espírito Santo....Não adianta. Esta comparação é do bispo Santo Hilário.

A fé supõe um querigma, um anúncio, uma boa nova proclamada para que quem a receba possa crer. A palavra grega Kérigma tem o significado de uma grande noticia que muda a pessoa que a recebe, como a noticia da cura de uma doença. A pessoa que escuta essa novidade muda seu estado de ânimo. Dizem os latinos assim: Fides auditus, ou seja, a fé vem pela pregação. É uma máxima de São Paulo, na carta aos Romanos. Como haverão de acreditar se não houver alguém que pregue???

Antes de falar especificamente sobre a fé, precisamos aqui fazer uma grande diferenciação, prezado ouvinte, entre evangelização e catequização, entre fé e doutrina, entre anúncio e catequese. Somente podemos catequizar quem foi despertado para a fé, pelo anúncio do querigma, da Boa Nova da Ressurreição de Cristo. Portanto, este programa não tem sentido para quem não foi despertado para a fé. Supõe-se que você ouvinte queira se alimentar com um alimento mais sólido a partir da fé que já tenha recebido de alguém.

Vou dar dois pequenos exemplos. Primeiro: os índios tinham um costume antigo de sepultar os seus mortos numa tumba mortuária que era um vaso grande onde deitavam o corpo em forma de “U”. Essa forma lhes permitia colocar alguma coisa ainda dentro daquela tumba, um grande vaso de barro. Acreditavam que o morto necessitasse de alimento para essa viagem para outra vida. Então colocavam frutas junto ao corpo do defunto. Agora vou fazer a comparação, preste atenção! Quando queremos doutrinar sem a fé, somos iguais a esses índios antigos. Queremos dar alimentos aos defuntos que não terão vontade nem capacidade de comer. Nós, muitas vezes supomos a fé, disse já o Papa Bento XVI, na Encíclica Porta Fidei . Precisamos primeiro ressuscitar pra fé, pelo anúncio, pela evangelização, pela proclamação da vitória de Cristo sobre nossas mortes e porque não dizer, num termo atualíssimo, pela Nova Evangelização.

Segunda comparação, que é mais uma prática de Jesus no Evangelho, quando ressuscita a filha de Jairo. Pode conferir em Lucas 8,41 seguintes. você vê nesse episódio que Cristo primeiro ressuscita a filha de Jairo para depois dizer que dessem de comer à menina. Com Lázaro disse para desatá-lo depois de o ressuscitar. Então, precisamos primeiro ressuscitar as pessoas mortas e apáticas para depois dar alimentos, desatar, mandar caminhar ou fazer isso ou aquilo na fé. Tantas e tantas vezes em nossas paróquias damos alimento para quem não tem vontade de comer. Exigimos compromisso de quem não quer condições de andar. Queremos doutrinar quem nem acordou ainda para a fé. E o que é a fé? É o que veremos no próximo programa.

A paz e a benção, amado irmão”

1Tratado da Trindade, Lib. 2,1.33.35: PL 10,50-51.73-75 – Sec.IV.
2 Cf. Rm 10,17.
3 FLORES, José H. Prado. Como evangelizar os batizados, Loyola, 1991, p.184 Porta Fidei, 2.

(JE)







All the contents on this site are copyrighted ©.