2014-06-30 16:30:06

A unidade entre os capítulos do Catecismo


RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) - No nosso espaço dedicado aos 20 anos da publicação do Novo Catecismo, falaremos hoje sobre a unidade existente entre os 4 capítulos no Catecismo da Igreja Católica.

O projeto do Catecismo inspirou-se na grande tradição dos catecismos que articulam a catequese em torno dos "quatro pilares", ou seja, a profissão da fé batismal, os sacramentos da fé, a vida da fé e a oração do crente, segundo nos diz o parágrafo 13 do Catecismo. Padre Gerson Schmidt, reflete nesta edição sobre a unidade existente entre estes quatro capítulos:

“Amado ouvinte!

Quatro capítulos do catecismo se unem entre si, numa harmonia muito completa. Para entender melhor essa unidade entre as quatro partes, quero utilizar aqui uma comparação belíssima que o sínodo dos bispos em 2008 utilizou quando refletia a importância da Palavra de Deus, que rendeu ao Papa Bento a Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini. Os bispos, na mensagem final do Sínodo, diziam que a Palavra tem quatro imagens, quatro figuras. A Palavra tem boca; a Palavra tem rosto; A Palavra tem uma Casa; A Palavra tem um Caminho. Olha só amigo, atento a essa esplêndida comparação. A Palavra tem boca: ou seja, a boca de Deus, na voz dos profetas, nos padres e bispos, nos hagiógrafos, daqueles que registraram na Sagrada Escritura o que Deus realizou na história da Salvação. A Palavra de Deus tem rosto, ou seja, um rosto revelado em Cristo Jesus, imagem visível do Deus invisível. Esse rosto que na cruz é desfigurado para nossa salvação. Ele se desfigura, ele se desfacela, para nos configurar novamente com Deus. A Palavra tem uma Casa: ou seja, a igreja. É nela que, como sacramento de Salvação, a Palavra se concretiza, se efetiva nos sacramentos. Finalmente a última comparação: A Palavra de Deus tem um Caminho, os seja, a realização da salvação na história, na vida, na caminhada diária, na evangelização, no querigma, no anúncio concreto da Vitória de Cristo sobre nossas mortes.

Faço agora um paralelo com os quatro capítulos do Catecismo da Igreja Católica. Atento! O Primeiro Capítulo fala do Credo, das verdades da fé. É a boca, é a voz das verdades da fé, que a partir das Escrituras e da Tradição da Igreja, proclamamos, anunciamos, como verdades fundamentais para a salvação. O Credo é a boca da Palavra, do que Deus revelou. O segundo capítulo do Catecismo nos aponta os sacramentos. É a casa da Palavra, a liturgia, a Igreja, lugar privilegiado da Palavra, como aponta a segunda parte da Encíclica Verbum Domini. A voz de Deus tem uma casa concreta: a comunidade reunida em torno da Palavra para efetivar-se nos sacramentos de salvação. O terceiro Capítulo do Catecismo fala dos mandamentos. É o rosto de Cristo. Se eu cumpro os mandamentos revelo o rosto do Senhor. “Nisso conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”. No amor vivido e celebrado revelamos ao mundo o verdadeiro rosto de Cristo. O quarto capítulo do Catecismo aponta a Oração do Pai-Nosso. É o caminho da Palavra. É a oração diária que me permite entender os capítulos anteriores do Catecismo: o que devo crer, o que devo celebrar, o que devo cumprir dos mandamentos do Senhor. Quem reza caminha para entender e realizar a vontade de Deus na sua vida cotidiana.

A paz e a benção, amado irmão”.

(JE)







All the contents on this site are copyrighted ©.