2014-06-19 13:42:22

Solenidade do Corpo e Sangue de Deus


Cidade do Vaticano - (RV) - RealAudioMP3 A Eucaristia é a memória da paixão-morte-ressurreição de Jesus. Ele nos diz que comer sua carne e beber seu sangue é condição para vivermos. Ao mesmo tempo em que Jesus vem a mim e me dá seu corpo e seu sangue como alimentos, uno-me a eles, e torno-me um só com ele. Nessa união eucarística sacramental, sou unido à sua paixão, morte e ressurreição, sou unido à Vida.

Comungar o corpo do Senhor significa identificar-se com ele, deixar que ele continue sua vida, sua missão redentora em nós, isto é, deixar que a vida de Jesus transpareça na nossa.

Para que isso aconteça é necessário que a Eucaristia encontre o nosso coração preparado para recebê-la e deixá-la frutificar. Isso é feito quando antes de comungarmos acolhemos o Senhor através da escuta de sua Palavra, quando permitimos que ela nos purifique, adeque nossa vida à vida do Senhor. Então, a comunhão será de fato uma comum união com Jesus Cristo.

A consequência dessa comunhão, primeiro da Palavra e depois Eucarística, será passarmos para quem nos vê, a bondade, o amor de Jesus. Sendo assim, nosso semblante, nossas ações, nossas palavras deverão permitir que reconheçam em nós a presença amorosa de Jesus que continua sua missão.

São Paulo na segunda leitura nos fala que a Eucaristia é um alimento partido e dividido com os irmãos. A participação na comunhão do corpo e do sangue do Senhor supõe harmonia dentro da diversidade. “Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão.” (I Cor 10,17)
Por isso do mesmo modo que a Igreja faz a Eucaristia, a Eucaristia faz a Igreja. Não é possível separar o corpo eucarístico do corpo eclesial, da comunidade.
Celebrar a Euaristia e partilhar o corpo e o sangue do Senhor é comprometer-se em partilhar o que se tem e, sem dúvida, partilhar a própria vida como fez Jesus e continua fazendo na Eucaristia.
(CAS)








All the contents on this site are copyrighted ©.