2014-04-18 11:53:28

Terra Santa: Patriarca Twal lembra os refugiados na missa da Ceia do Senhor


Jerusalém (RV) - "O mal não tem a última palavra, porque o vencedor é Cristo morto e ressuscitado", disse o Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, na missa da Ceia do Senhor celebrada na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, nesta Quinta-feira Santa.

O patriarca enfatizou o valor da mensagem de esperança que Cristo irradia no mundo, até nas situações mais difíceis e dramáticas. "O perdão que Cristo nos doa é fonte de serenidade interior e exterior e nos torna artesãos de paz num mundo onde infelizmente reinam divisões, sofrimentos, injustiças, ódio e violência", frisou Dom Twal, recordando o gesto exemplar do lava-pés realizado por Jesus e repetido durante a liturgia de Quinta-feira Santa.

"Diante de um número crescente de irmãos refugiados que chegam ao país, guerras, violências, pessoas que passam fome e não têm casa, devemos estender a mão, enxugar as lágrimas e consolar muitos corações dilacerados. Esta é a lição e a mensagem de Quinta-feira Santa. Uma mensagem que, partindo da Terra Santa, se espalhou pelo mundo", disse ainda o Patriarca Latino de Jerusalém.

"Aqui em Jerusalém, os nossos predecessores da primeira comunidade cristã viveram esses mistérios, assíduos na oração, na partilha do pão, na leitura das escrituras e no exercício da caridade fraterna", lembrou.

Dom Twal recordou que daqui a poucos dias o Papa Francisco chegará a Jerusalém, "guia e pastor, homem de oração e diálogo, cujo exemplo de vida e palavras nos fazem voltar ao espírito do Evangelho, espírito de bondade e humildade, longe da violência e da arrogância".

Um convite especial a não perder toda tentativa de construção da paz foi feito pelos patriarcas e líderes das Igrejas cristãs da Terra Santa na mensagem pascal deste ano. "Rezemos para que a força da ressurreição possa banir todos os sofrimentos humanos", destaca a mensagem. (MJ)








All the contents on this site are copyrighted ©.