2014-03-28 13:02:09

"A misericórdia é o coração do Evangelho": Francisco pede que fiéis encontrem sempre confessores disponíveis


RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco recebeu em audiência, no final desta manhã, cerca de 600 participantes do Curso sobre Foro interno, promovido pela Penitenciaria Apostólica.

Em seu discurso, o Papa ressaltou a relevância deste curso, pois contribui para a formação de bons confessores – vista a importância deste ministério.

Aos sacerdotes, o Pontífice recordou que o protagonista do Sacramento da Reconciliação é o Espírito Santo, que confere ao penitente a vida nova transmitida pelo Ressuscitado.

O confessor deve acolher o penitente não com uma atitude de juiz, nem mesmo de um simples amigo, mas com a caridade de Deus, com o amor de um pai que vê o filho voltar e vai ao seu encontro, do pastor que reencontra a ovelha perdida. “O coração do sacerdote é um coração que sabe se comover, não por sentimentalismo ou por mera emotividade, mas pelas ‘vísceras de misericórdia’ do Senhor!”

Retomando a tradição, Francisco indicou o dúplice papel do confessor: curar como um médico e absolver como um juiz, doando generosamente a vida nova de Cristo. “A misericórdia é o coração do Evangelho. (...) Não nos esqueçamos que os fiéis têm dificuldade em se aproximar deste Sacramento, seja por razões práticas, seja pela dificuldade natural de confessar a outro homem os próprios pecados. Por esta razão, é preciso trabalhar muito sobre nós mesmos, sobre a nossa humanidade, para jamais sermos um obstáculo, mas para favorecer sempre a aproximação à misericórdia e ao perdão.” Às vezes, constatou, algumas pessoas se afastam desse Sacramento depois de uma experiência negativa com o confessor, que foi imprudente e deixou faltar amor pastoral.

Todavia, advertiu o Papa, é preciso estar atentos a dois opostos extremos: o rigorismo e o laxismo. “Nenhum dos dois faz bem, porque na realidade não levam o penitente em consideração. Ao invés, a misericórdia ouve realmente com o coração de Deus e quer acompanhar a alma no caminho da reconciliação. A Confissão não é um tribunal de condenação, mas experiência de perdão e de misericórdia!.”

Consciente das dificuldades que muitas vezes a Confissão encontra, o Papa ressaltou que é importante que as dioceses e as comunidades paroquiais deem uma atenção especial a este Sacramento, recomendando que em cada paróquia os fiéis saibam quando podem encontrar os sacerdotes disponíveis. “Quando há fidelidade, os frutos se veem”, concluiu.

(BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.