2014-02-18 12:27:32

Papa: "As tentações nos levam a pecar. Somente a Palavra de Jesus nos salva"


RealAudioMP3 Cidade do Vaticano (RV) – Resistir às tentações é possível somente quando se ouve a Palavra de Jesus. Foi o que afirmou o Papa Francisco na homilia da Missa presidida esta manhã na Casa S. Marta. Apesar das nossas fraquezas, disse o Pontífice, Cristo nos dá sempre “confiança” e nos abre um horizonte mais amplo dos nossos limites.

Na homilia, o Papa Francisco comentou um trecho da Carta de S. Tiago, proposta pela liturgia. A tentação se manifesta como uma inócua atração e acaba por se transformar numa gaiola, da qual muitas vezes mais do que tentar fugir, se procura minimizar a escravidão, surdos à Palavra de Deus. A verdade é que Deus jamais tenta o homem, mas sim as suas paixões. Como diz o Apóstolo, “a concupiscência dá à luz o pecado. E o pecado, atingindo a maturidade, gera a morte”:

De onde vem a tentação? Como ela age dentro de nós? O Apóstolo nos diz que não vem de Deus, mas das nossas paixões, das nossas fraquezas interiores, das feridas que o pecado original deixou em nós: dessas paixões, vêm as tentações. É curioso, a tentação tem três características: cresce, contagia e se justifica. Cresce: começa com um ar tranquilo, e cresce… O próprio Jesus dizia isso, quando falou da parábola do trigo e da discórdia: o trigo crescia, mas também a discórdia semeada pelo inimigo. E a tentação cresce: cresce, cresce… E se alguém não a detém, ela ocupa tudo”.

Além disso, prosseguiu o Papa, quando a tentação cresce e contagia, ela nos fecha numa situação de onde é difícil sair. É a mesma experiência dos Apóstolos narrada no Evangelho do dia, em que se culpam reciprocamente por não terem levado o pão a bordo do barco. “Eles estavam tão fechados no problema de quem tinha culpa, que não tinham espaço, tempo, nem luz para a Palavra de Deus”, observou Francisco:

E assim, quando estamos tentados, não ouvimos a Palavra de Deus: não ouvimos. Não entendemos. E Jesus teve que lembrar a multiplicação dos pães para que saíssem daquela situação, porque a tentação nos fecha, nos tira qualquer capacidade de visão, nos impede qualquer horizonte, e assim nos leva ao pecado. Quando estamos tentados, somente a Palavra de Deus, a Palavra de Jesus nos salva. Ouvir aquela Palavra que nos abre o horizonte… Ele está sempre disposto a nos ensinar como sair da tentação. E Jesus é grande porque não somente nos faz sair da tentação, mas nos dá mais confiança.

Esta confiança, afirmou o Papa, é “uma grande força quando estamos tentados: o Senhor nos espera”, “confia em nós, pecadores”, “abre sempre horizontes”. Ao contrário, repetiu Francisco, o diabo com “a tentação fecha” e faz “crescer” um ambiente parecido com o do barco dos Apóstolos. E não deixar-se “aprisionar” por este tipo de ambiente é possível somente quando se ouve a Palavra de Jesus”:

Peçamos ao Senhor que sempre, como fez com os discípulos, com a sua paciência, quando estivermos tentados, nos diga: ‘Pare, fique tranquilo. Lembre-se o que fiz com você naquele momento. Eleve o olhar, olhe para o horizonte, não se feche, prossiga’. E esta Palavra nos salvará do cair no pecado no momento da tentação”.

A reportagem em italiano no endereço:








All the contents on this site are copyrighted ©.