2014-01-17 18:44:22

Novo Catecismo: A fé, resposta humana à Revelação de Deus!


Cidade do Vaticano (RV)RealAudioMP3 Quando Pedro confessa que Jesus é o Cristo, Filho do Deus Vivo, Jesus lhe declara que esta revelação não veio “da carne e do sangue”, mas do meu Pai que está nos céus” (MT 16,17). A fé, portanto, é um dom de Deus, uma virtude sobrenatural infundida por Ele.

O Catecismo da Igreja Católica afirma no parágrafo 154, que “Crer só é possível pela graça e pelos auxílios interiores do Espírito Santo. Mas não é menos verdade, que crer é um ato autenticamente humano. Não contraria nem a liberdade nem a inteligência do homem confiar e aderir às verdades por Ele reveladas”. Na fé, a inteligência e a vontade humanas cooperam com a graça divina.

Na edição de hoje do nosso espaço dedicado aos 20 anos da publicação do Novo Catecismo da Igreja Católica, Monsenhor Luiz Antonio Catelan vai refletir sobre “A fé – resposta humana à Revelação de Deus”:

Depois de todas estas etapas, da história da salvação, todos estes momentos através dos quais Deus foi se revelando, se dando a conhecer, Ele solicita de nossa parte uma resposta. E a resposta adequada a Deus que se revela, é a fé. Portanto, a Palavra de Deus, que se manifestou de diversos modos, de diversas formas nas diversas etapas da salvação, sobretudo a etapa da Plenitude, que é Jesus Cristo, a atitude humana correspondente é a fé, de tal maneira que assim, nós temos a estrutura de um diálogo: Deus se revela, se dá a conhecer. O ser humano, tomando conhecimento de Deus e de sua Revelação, é capaz de aderir a ela pela fé.

Portanto, é muito importante tomarmos como consideração que o fundamento absoluto da nossa vida cristã, da nossa existência de fiéis, de crentes, é a fé. Nela repousa toda a nossa existência cristã. Nada do que somos e fazemos, teria sentido sem este fundamento absoluto que é o dom da fé, que é a nossa resposta a Deus”.

(JE)








All the contents on this site are copyrighted ©.