2014-01-07 12:23:27

Vigiar o coração para distinguir os falsos profetas – o Papa na missa de terça-feira: o caminho de Jesus é o da humildade e mesmo da humilhação


RealAudioMP3
“Permanecei no Senhor” – o Papa Francisco desenvolveu a sua homilia da Missa desta terça-feira na Capela da Casa de Santa Marta a partir desta exortação do Apóstolo João contida na Primeira Leitura. O Apóstolo indica uma atitude para o cristão: vigiar e conhecer o que se passa no seu coração e adverte para o facto de não darmos valor a qualquer espírito. O Santo Padre concretizou dizendo que devemos saber se os espíritos provêm mesmo de Deus:

“Metei à prova os espíritos para saber se provêm verdadeiramente de Deus, porque muitos falsos profetas vieram ao mundo. Profetas ou profecias ou propostas: ‘Eu tenho vontade de fazer isto!’ Mas isto não te leva ao Senhor, afasta-te dele. Para isso é necessária vigilância. O cristão é um homem ou uma mulher que sabe vigiar o seu coração. E tantas vezes o nosso coração, com tantas coisas que vão e vêm, parece um mercado de bairro: há de tudo, encontras de tudo ali. E não! Devemos saber que isto é do Senhor e isto não é, para permanecermos no Senhor.”

Para permanecermos no Senhor necessitamos assim de discernir qual o Seu caminho. Saber qual o caminho de Jesus. Segundo o Papa Francisco a vaidade e o orgulho não pertencem a este caminho. O caminho de Jesus é o da humildade e mesmo da humilhação – afirmou o Santo Padre:

“Aquele é o caminho de Jesus Cristo: o abaixamento, a humildade e mesmo a humilhação. Se um pensamento, se um desejo te leva naquele caminho de humildade, de abaixamento, de serviço aos outros, é de Jesus. Mas se te leva pelo caminho da suficiência, da vaidade, do orgulho, pelo caminho de um pensamento abstrato, não é de Jesus. Pensemos nas tentações de Jesus no deserto: as três propostas que faz o demónio a Jesus são propostas que queriam afastá-lo daquele caminho, o caminho do serviço, da humildade, da humilhação, da caridade.” (RS)








All the contents on this site are copyrighted ©.