2013-12-24 16:25:53

Enquanto há esperança há vida - Mensagem de Natal do bispo do Mindelo para os doentes


Enquanto há esperança há vida. É assim que inicia a mensagem do bispo do Mindelo (Cabo Verde) para este Natal. D. Ildo Fortes dirige-se de modo particular aos doentes e debilitados, no corpo ou na alma, recordando-lhes que no centro do Natal está o Mistério de um Deus que se faz próximo ao ponto de se tornar um de nós para nos salvar. Ele mora agora no meio de nós, e esta presença misteriosa, inefável e divina que a fé nos faz sentir, torna tudo diferente (…) a noite da dor deu lugar ao dia radiante de luz e vida; o sonho tornou-se realidade” – escreve D. Ildo – frisando que Cristo veio para todos nós, sem distinção alguma. Ele quer ser a vida para todos.

Mas para alcançarmos a salvação e a consolação que Deus nos promete em Jesus, seu Filho, é necessário uma resposta livre da nossa parte. A isto chamamos fé!, dom que se recebe gratuitamente, mas que precisa de ser cultivada e alimentada.

Quando a nossa fé é autentica e está viva, ela faz crescer em nós asas de esperança. E então – prossegue o bispo do Mindelo – é possível mesmo no meio de tribulações e tormentas da dor, experimentar a paz suave e profunda que é gerada na esperança.

Por isso, nós os crentes, dizemos que enquanto há esperança há vida, ou seja, enquanto vivemos animados na esperança que nos vem de Cristo, encontramos o sentido e razão para viver.

Aquele Menino nascido em Belém continua a vir ao encontro de todos os homens atribulados no corpo ou no espírito e derrama sobre as suas feridas o óleo da consolação e o vinho da esperança.

D. Ildo conclui a sua mensagem com estas palavras: “Irmão e amigo, se pressentes que Ele vem hoje ao teu encontro, não tenhas medo de dar um passo na sua direcção! Abramos o nosso coração aos raios da Sua Luz e uma grande paz e alegria tomará conta de nós. Ele cuidará de nós, como nenhum outro! Porque é Natal, porque o Filho de Deus é Deus-connosco, não estamos só, nunca!. Ele está perto de cada um de nós” – remata o bispo do Mindelo, invocando para todos as bênçãos do Deus-Menino.








All the contents on this site are copyrighted ©.