2013-10-04 18:41:05

Papa concluiu visita a Assis com um intenso encontro com os jovens


A concluir a visita à cidade de São Francisco, o Papa teve um vibrante um encontro com os jovens da região da Ùmbria, no vasto adro diante da basílica de Santa Maria dos Anjos. RealAudioMP3 Papa Francisco respondeu a quatro perguntas, que lhe tinham sido dirigidas. A primeira fora proposta por um casal jovem (foto), que punha a questão: O que é o matrimónio?

O que é o matrimónio? É uma autêntica vocação, como o são o sacerdócio e a vida religiosa. Dois cristãos que se casam reconheceram na sua história de amor a chamada do Senhor, a vocação a formarem de dois – homem e mulher – uma só carne, uma só vida. E o Sacramento do matrimónio envolve este amor com a graça de Deus, enraíza-o no próprio Deus.

Papa Francisco reconheceu a dificuldade de viver hoje em dia esta vocação matrimonial, congratulando-se com as iniciativas existentes em apoio dos noivos e dos casais. E convidou os casais a confiarem em Deus, recorrendo à oração.

Outra pergunta dos jovens dizia respeito à chamada ao celibato e à virgindade pelo Reino dos Céus. Trata-se – considerou o Papa – a vocação vivida pelo próprio Jesus. Para a seguir, é indispensável, “rezar e caminhar na Igreja”. Duas coisas que vão pari passu.

Na origem de cada vocação à vida consagrada há sempre uma forte experiência de Deus, uma experiência que não se esquece, que se recorda toda a vida. E que como tal não se pode calcular ou programar. Deus surpreende-nos sempre!

As outras duas questões diziam respeito: uma ao empenho social, neste tempo de crise que ameaça a esperança; e a outra sobre a evangelização – levar o anúncio de Cristo aos outros.
A este propósito o Papa recordou o que sempre dizia Francisco de Assis. “Evangelho, Evangelho!”
Di-lo também a mim, ou melhor, di-lo antes de mais a mim: Papa Francisco, sê, servidor do Evangelho!
Mas o Evangelho, caros amigos, não diz respeito só à religião, diz respeito ao homem, a todo o homem, ao mundo, à sociedade, à civilização humana. O evangelho é a mensagem de salvação de Deus para a humanidade… A humanidade tem realmente necessidade de ser salva!

“O Evangelho, como mensagem de salvação – observou o Papa – tem duas destinações, ligadas entre si: - suscitar a fé – evangelização; - e transformar o mundo segundo o projecto de Deus – animação cristã da sociedade. Não são duas missões separadas, são uma única missão.

Olhemos para Francisco: ele fez ambas as coisas, com a força do único Evangelho: fez crescer a fé, renovou a Igreja; e ao mesmo tempo renovou a sociedade, tornou-a mais fraterna, mas sempre com o Evangelho”









All the contents on this site are copyrighted ©.