2013-08-10 10:41:08

Reflexão para o XIX Domingo do Tempo Comum


RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) - A Carta aos Hebreus, segunda leitura deste domingo, apresenta dois modelos de vigilantes: Abraão e Sara. Apesar de uma vida dura e difícil, eles optaram por crer e confiar em Deus.

As promessas divinas eram muito generosas: multidão de filhos, habitar na terra prometida, mas nada se concretizou desse modo. Só tiveram um filho – Isaac – e moraram sempre em territórios estrangeiros. Abraão e Sara viveram apenas um pequenino sinal do que havia sido prometido, mas jamais duvidaram da palavra do Senhor.

Também nós, em meio aos nossos afazeres e sorte de todo tipo, boas sortes e más, continuamos crendo em Deus, em seu amor por nós, contra tudo que possa nos dizer o contrário, mas confiamos n'Ele e n'Ele está nossa esperança. Lembro-me de um vídeo com Dom Helder Câmara onde ele conta que estando um vez fazendo visita pastoral a uma capela muito pobre o povo cantava: “O Senhor é meu Pastor, nada me falta!” e ele olhava ao redor e estava faltando tudo!

A fé sustenta nossa perseverança e esta dá expressão à fé.

No Livro da Sabedoria, vemos Deus se colocar ao lado dos oprimidos e nossos antepassados creram nessa opção de Deus. Por isso, todos participaram dos mesmos bens e dos mesmos perigos. Foram solidários uns com os outros, ajudando-se reciprocamente! Não se deixaram levar pelas atitudes opressoras e situações aparentemente sem saída, mas creram no poder de Deus!

Por fim, o Evangelho fala-nos em não temer e vigiar. Certamente Jesus está nos preparando para as vicissitudes desta vida.

Ao mesmo tempo, Lucas nos propõe um salto qualitativo ao desviar nossos olhares e preocupações para com o nosso próprio umbigo e nos colocar como centro de nossas atenções, algo que nos ultrapassa e permanecerá eternamente: o Reino de Deus!

Lucas dá ao verbo vigiar uma atitude escatológica: vigiar para que o Reino de Deus aconteça, vigiar porque poderá ser a qualquer momento de nossa existência.

Como vimos nas duas leituras anteriores, vigiar é estar preparado para tudo que possa acontecer, confiando unicamente em Deus e só contando com Ele, como sustento nos momentos bons e nos momentos difíceis.

Mas vigiar é fazer de tudo para que o Reino de Deus seja instaurado através de nossos atos fraternos e solidários.

Devemos tomar decisões, atitudes frente o anúncio do Evangelho. Não deixar para depois, para a última hora. Estar vigilante é não perder ocasião de fazer o bem, de praticar a justiça. Como escreveu o Profeta Miquéias: “Vou mostrar-te, ó homem, o que é bom e o que é que o Senhor pede de ti: que apenas pratique a justiça que ames o amor e a bondade e que diante de Deus sejas humilde.” E o Salmo 36 (37) acrescenta: “Confia no Senhor e faze o bem e sobre a terra habitarás em segurança.”

Neste domingo, em que também comemoramos o Dia dos Pais, peçamos a Deus que presenteie nossos papais com uma fé inquebrantável. Que mesmo na carência e na austeridade suprema, a fé na Providência seja permanente e maior que as limitações que o nosso sistema econômico impõe. Que a solidariedade, a fraternidade jamais permita as lágrimas de um pai que vê seu filho pedir comida e nada ter para saciar a fome; em ver seu filho doente e nada poder fazer para que um médico e um medicamento diminuam o sofrimento.

Ao rezarmos o Pai-Nosso, tenhamos consciência de que temos feito o que podemos pelos nossos irmãos! Vigiai! ”Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração!” “A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”

Pe. Cesar Augusto, SJ







All the contents on this site are copyrighted ©.