2013-07-28 15:57:56

São Francisco, modelo para os jovens de hoje, chamados a "reconstruir" a Igreja: Papa, na Vigília da JMJ, em Copacabana


Conclui-se hoje, no Rio de Janeiro. Evoquemos a Vigília que teve lugar sábado 27 ao fim da tarde. E partimos da crónica de Silvonei José, enviado da RV: RealAudioMP3
O Rio, o Brasil, o mundo não vão jamais esquecer esses dias da Jornada Mundial da Juventude na Cidade Maravilhosa. Algo diferente aconteceu, e pudemos notar isso na tarde e na noite de ontem, sábado, na peregrinação dos jovens da Central do Brasil até a Praia de Copacabana, que com alegria e cantos, deram vida às ruas da capital fluminense. Muitos peregrinos caminharam em ritmo de batuque de samba, e muitos deles gritavam “Papa, eu cheguei”.

Participaram da Vigília de oração na noite de ontem, mais de 2 milhões de jovens. Já antes de chegar à Praia de Copacabana o Papa postou uma mensagem aos jovens em seu perfil no Twitter: "Queridos jovens, possam vocês aprender a rezar todos os dias: esse é o modo de conhecer Jesus e fazê-Lo entrar na própria vida".

Na sua alocução (na Vigília deste sábado), o Papa convocou os participantes na Jornada Mundial da Juventude a fazer parte da “equipa de Jesus” para dar uma “resposta cristã” às “inquietações sociais e políticas”. “Os jovens nas ruas são jovens que querem ser protagonistas da mudança. Por favor, não deixem que outros sejam os protagonistas da mudança, vocês é que têm o futuro, através de vocês entra o futuro no mundo", declarou Francisco.
A parte inicial da sua intervenção foi pronunciada em português:
Queridos jovens,
Olhando para vocês presentes aqui hoje, me vem a mente a história de São Francisco de Assis. Diante do Crucifixo, ele escuta a voz de Jesus que lhe diz: «Francisco, vai e repara a minha casa». E o jovem Francisco responde, com prontidão e generosidade, a esta chamada do Senhor: repara a minha casa. Mas qual casa? Aos poucos, ele percebe que não se tratava fazer de pedreiro para reparar um edifício feito de pedras, mas de dar a sua contribuição para a vida da Igreja; tratava-se de colocar-se ao serviço da Igreja, amando-a e trabalhando para que transparecesse nela sempre mais a Face de Cristo.
O Papa animou os jovens a “superar a apatia”, lutando pela mudança nos seus países. "Peço-lhes que sejam construtores do futuro e se envolvam no trabalho por um mundo melhor", frisou. A este respeito, citou Madre Teresa de Calcutá para dizer que essa mudança tem de começar por cada pessoa.
Papa Francisco apresentou o “campo da fé” como um local de treino para estar "em forma", para enfrentar “sem medo” todas as situações da vida. “Jesus oferece-nos algo muito superior ao Campeonato do Mundo (de futebol)! Jesus oferece-nos a possibilidade de uma vida fecunda, de uma vida feliz e também um futuro com Ele que não terá fim, na vida eterna”, disse. Esse treino, acrescentou, passa pela “oração, os sacramentos e a ajuda aos demais”, sem excluir nem marginalizar. “Não tenham medo (de Jesus), é isso a oração”, acrescentou, interagindo com multidão.
Francisco falou também do campo da fé como um lugar onde se semeia e disse que os jovens “querem ser um terreno bom, cristãos a sério, não querem ser cristãos pela metade, nem ‘engomadinhos’" nem "cristãos de fachada, mas sim autênticos”. “Sei que vocês não querem viver na ilusão de uma liberdade que se deixe arrastar pelas modas e as conveniências do momento. Sei que apostam em algo grande, em decisões definitivas que dêem pleno sentido”, precisou.
Francisco questionou os presentes sobre as atitudes “inconstantes diante das dificuldades”, dos que se deixam “aturdir por tantos apelos superficiais” ou sufocar pelas “paixões negativas”, procurando “ficar bem com Deus e com o diabo”. E observou: "O Senhor precisa de vocês. Também hoje ele chama cada um de vocês para segui-lo na sua Igreja, para serem missionários”, declarou.
Com Jesus, acrescentou, é preciso construir um Igreja e não “uma pequena capela, onde cabe somente um grupinho de pessoas”. Jesus pede-nos que a sua Igreja viva seja tão grande que possa acolher toda a humanidade, que seja a casa de todos”, sublinhou, após convidar os jovens a ficar em silêncio para meditar sobre esta mensagem.
E concluiu, de novo em português:
Queridos amigos, não se esqueçam: Vocês são o campo da fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor. Elevemos o olhar para Nossa Senhora. Ela nos ajuda a seguir Jesus, nos dá o exemplo com o seu “sim” a Deus: «Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra» (Lc 1,38). Também nós o dizemos a Deus, juntos com Maria: faça-se em mim segundo a Tua palavra. Assim seja!
Na parte da tarde, na espera do Papa, foi realizado o "Show do Futuro", com a participação de muitos artistas católicos, entre os quais Padre Marcelo Rossi. Os jovens participaram ainda das provas do flash mob que foi apresentado para o Papa neste domingo. É considerado o maior flash mob do mundo.

Embora inicialmente houvesse orientações para que as pessoas não acampassem na praia, os jovens montaram barracas e jogaram na areia de Copacabana seus sacos de dormir. Também a Avenida Atlântica foi usada nesta noite como dormitório. Um mosaico de cores, formado por jovens de todas as partes do mundo, na espera da alvorada, do sol do novo dia, da Santa Missa celebrada nesta manhã de domingo pelo Santo Padre.

Mais uma vez Copacabana ficou pequena para receber tantos jovens. Quase uma festa de final de ano no mês de julho na Praia mais famosa do mundo.








All the contents on this site are copyrighted ©.