2013-06-24 17:05:22

"Um cristão não pode ser anti-semita": Papa a um grupo judaico internacional recebido no Vaticano


Oiça aqui... RealAudioMP3

"Um cristão não pode ser anti-semita", é a frase forte pronunciada pelo Papa Francisco ao receber, segunda-feira, no Vaticano, o "Comité Judaico Internacional para as Consultas Inter-religiosas" (International Jewish Committee on Interreligious Consultations). O Papa destacou a longa relação de amizade entre cristãos e hebreus e encorajou a continuar pela estrada iniciada.

Por duas vezes no seu discurso, o Papa Francisco repete aos "irmãos mais velhos", a palavra shalom, "paz". Logo ao início, recordando os 40 anos de "diálogo regular" entre judeus e cristãos que contribuíram para reforçar "o entendimento mútuo e os laços de amizade"; e depois, já no final, quando pede e garante o "dom da oração". A guiar as palavras do Papa a Declaração conciliar “Nostra Aetate", um ponto de referência fundamental no que diz respeito às relações com o povo judaico".
"A Igreja reconhece que ‘os inícios da sua fé e da sua eleição encontram-se já, segundo o mistério divino da salvação, nos Patriarcas, em Moisés e nos Profetas". E, quanto ao povo hebreu, o Concílio recorda o ensinamento de São Paulo, segundo o qual "os dons e o chamamento de Deus são irrevogáveis", e além disso condena com firmeza os ódios, perseguições, e todas as manifestações de anti-semitismo. Pelas nossas raízes comuns, um cristão não pode ser anti-semita!"

Uma frase forte que marca esta "primeira ocasião" de confronto com "um grupo oficial de representantes de organizações e comunidades judaicas". O Papa Francisco acrescenta que foram precisamente os princípios conciliares que marcaram o "caminho de maior conhecimento e recíproca compreensão", percorrido nas últimas décadas por judeus e católicos, graças também a declarações e gestos importantes dos Pontífices precedentes. Um percurso - sublinha o Papa - que é "a parte mais visível de um vasto movimento que se realizou a nível local, um pouco em todo o mundo". E aqui o Papa recorda a sua experiência como arcebispo de Buenos Aires, com confrontos, diálogos com os judeus sobre a "respectiva identidade religiosa" sobre as "modalidades para manter vivo o sentido de Deus num mundo sob vários aspectos secularizado":
"Confrontei-me com eles em várias ocasiões sobre os desafios comuns enfrentados por hebreus e cristãos. Mas sobretudo, como amigos, apreciamos a presença um do outro, nos enriquecemos mutuamente no encontro e no diálogo, com uma atitude de aceitação recíproca, e isto ajudou-nos a crescer como homens e como crentes".

Uma amizade que representou inevitavelmente "a base do diálogo", que hoje se desenvolve a nível oficial; uma estrada que ainda deve ser percorrida "envolvendo também as novas gerações":
"A humanidade precisa do nosso testemunho comum em favor do respeito pela dignidade do homem e da mulher, criados à imagem e semelhança de Deus, e em favor da paz que, principalmente, é um dom seu. Gosto de recordar aqui as palavras do profeta Jeremias: ‘Bem conheço os desígnios que tenho acerca de vós - diz o Senhor – desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro de esperança’ (Jer. 29,11)”.








All the contents on this site are copyrighted ©.