2013-04-17 11:41:54

"Na nossa vida nunca estamos sós: o Senhor Crucificado e Ressuscitado guia-nos" - o Papa Francisco na audiência geral


Ouça aqui... RealAudioMP3

Na audiência geral de hoje o Papa Francisco perante uma Praça de S. Pedro repleta de peregrinos falou-nos, na sua catequese, da Ascensão de Jesus ao Céu segundo o Evangelho de S. Lucas.

A vida terrena de Jesus Culmina na sua Ascensão ao Céu. Na narração que São Lucas faz do acontecimento, dois elementos chamam a atenção: enquanto era elevado, Jesus abençoava os discípulos que se prostraram diante dele; e que em seguida, estes voltaram para Jerusalém cheios de alegria. No primeiro caso, o gesto de abençoar significa que Jesus é o único e eterno Sacerdote; que, sendo Deus e homem verdadeiro, conduziu a nossa humanidade para junto de Deus.

"Jesus é o único e eterno Sacerdote que com a sua paixão atravessou a morte e o sepulcro e ressuscitou e subiu aos céus; e está junto de Deus Pai onde intercede para sempre em nosso favor. Como afirma S. João na sua primeira Carta, Ele é o nosso advogado, o nosso defensor junto do Pai."

O segundo elemento, ou seja, a alegria dos discípulos, nos ensina que eles sabiam – e nós também o sabemos pela fé - que o Senhor, apesar de aparentemente ter-se separado, permanece sempre com os seus discípulos, não os abandona e na glória do Pai os sustenta, guia e intercede por eles.

"...o evangelista sublinha a profunda alegria dos apóstolos. Porque será? Precisamente porque com o olhar da fé, eles perceberam que, se bem que subtraído aos seus olhos, Jesus fica sempre com eles, não os abandona e, na glória do Pai, sustenta-os, guia-os e intercede por eles."

Por isso, ao professar no Credo que Jesus “subiu aos Céus, onde está sentado à direita do Pai”, estamos afirmando que Jesus continua no nosso meio, mas de um modo novo. Cristo, junto do Pai, transcende o espaço e o tempo, e por isso pode estar junto de cada um de nós.

"Na nossa vida nunca estamos sós: o Senhor Crucificado e Ressuscitado guia-nos."

Após a catequese o Papa Francisco saudou as dezenas de milhares de peregrinos nas várias línguas. Aos fieis presentes de língua portuguesa proferiu a seguinte mensagem:

Queridos peregrinos de língua portuguesa: sede bem-vindos! Saúdo aos grupos vindos de Brasília, Uberlândia e São Paulo. Lembrai-vos que nunca estais sós: o Senhor crucificado e ressuscitado vos guia, em casa com as vossas famílias e no trabalho, nas dificuldades e nas alegrias, para que leveis ao mundo a primazia do amor de Deus. Obrigado pela vossa presença!

Após as saudações nas várias línguas o Santo Padre fez um apelo para as vítimas do terramoto no Irão:

Recebi com grande tristeza a notícia do violento sisma que atingiu as populações do Irão e do Paquistão, trazendo morte, sofrimento e destruição. Elevo uma oração a Deus para as vítimas e por todos aqueles que estão na dor e desejo manifestar ao povo iraniano e ao povo paquistanês a minha solidariedade.







All the contents on this site are copyrighted ©.