2013-01-16 12:09:31

Audiência geral: Papa fala da "revelação" de Deus, em Cristo, e pede orações pela unidade. Interveio grupo "Cantorias" de Viseu


A “Semana de oração pela unidade dos Cristãos” foi recordada pelo Papa na audiência geral. Referindo o tema deste ano, inspirado numa passagem do profeta Miqueias, “Aquilo que o Senhor exige de nós”, Bento XVI pediu a todos os cristãos que rezem pela unidade entre todos: “Convido todos a rezarem, pedindo com insistência a Deus o grande dom da unidade entre todos os discípulos do Senhor. Que a força inexaurível do Espírito Santo nos estimule a um empenho sincerro de busca da unidade, para que possamos professar todos juntos que Jesus é o Salvador do mundo”. Na alocução mais desenvolvida (em italiano), o Santo Padre falou da “revelação” de Deus, em Jesus Cristo. Ouçamos as palavras com que resumiu em português a sua catequese: RealAudioMP3
"Queridos irmãos e irmãs,
Deus dá-se a conhecer, revela-se, entra na história, agindo por meio de mediadores, como Moisés, os Juízes, os Profetas, que comunicam ao seu povo a Sua vontade. Esta revelação alcança a sua plenitude em Jesus Cristo. N’Ele, Deus vem visitar a humanidade, de um modo que excede tudo o que se podia esperar: fazendo-Se homem. Com Cristo, se concretiza um desejo que permeava todo o Antigo Testamento: ver a face de Deus. De fato, por um lado, o povo de Israel sabia que Deus tinha uma face, ou seja, é Alguém com quem podemos entrar em relação, mas por outro lado, estavam cientes de que era impossível, nesta vida, ver a face de Deus; esta permanecia misteriosa, inacessível e, portanto, não representável. Mas, com a Encarnação, Deus assume uma face humana. Jesus nos mostra a face de Deus e por isso é o Mediador e a plenitude de toda a revelação: n’Ele vemos e encontramos o Pai; n’Ele podemos invocar a Deus como Pai; n’Ele temos a salvação."

Presente nesta audiência um grupo português – “Cantorias”, da diocese de Viseu, que fez uma breve intervenção musical, muito aplaudida. Bento XVI saudou-os expressamente: RealAudioMP3
"Uma saudação cordial aos peregrinos de língua portuguesa, nomeadamente ao grupo de “Cantorias”, da Diocese de Viseu: me quisestes recordar em vosso canto. Agradeço-vos e, de bom grado, vos encorajo na consagração à Virgem Maria para um feliz êxito na vossa configuração a Cristo. Desçam sobre vós e vossas famílias as Bênçãos de Deus. Obrigado."








All the contents on this site are copyrighted ©.