2013-01-13 12:36:39

Angelus: no Ano da Fé, redescobrir a beleza do Batismo


Cidade do Vaticano (RV) – O mau tempo não impediu que fiéis e peregrinos comparecessem à Praça S. Pedro para rezar com Bento XVI a oração do Angelus.

Na alocução que precedeu a oração mariana, Bento XVI recordou que com este domingo, Festa do Batismo do Senhor, se encerra o período litúrgico do Natal.

Jesus, no qual não há sombra do pecado, vai ao rio Jordão para ser batizado por João. Como explicar este gesto que marca o início da vida pública de Cristo? Por que Ele quer realizar um gesto de penitência e conversão?

A resposta, explicou o Pontífice, se resume em uma única palavra: amor, que é o mesmo nome de Deus. Deus mandou ao mundo o seu Filho unigênito para que nós recebêssemos a vida por meio Dele.

O evangelista Lucas narra que, recebido o Batismo, enquanto Jesus rezava, o Espírito Santo desceu sobre ele: esta é a resposta de Deus à oração de Cristo.

Este Jesus é o homem novo que quer viver como filho de Deus, ou seja, no amor. O homem que, diante do mal do mundo, escolhe o caminho da humildade e da responsabilidade, não escolhe salvar a si mesmo, mas oferecer a própria vida pela verdade e pela justiça.

“Ser cristãos significa viver assim”, disse o Papa. “Mas este gênero de vida comporta um renascimento: renascer do alto, de Deus, da Graça. Este renascimento é o Batismo, que Cristo doou à Igreja para regenerar os homens à vida nova.”

A seguir, o Bento XVI mencionou a celebração, minutos antes, em que batizou um grupo de crianças. “Neste momento, gostaria de estender a minha oração e a minha bênção a todos os recém-nascidos; mas, principalmente, gostaria de convidar todos a fazerem memória do próprio Batismo, daquele renascimento espiritual que nos abriu o caminho da vida eterna. Possa cada cristão, neste Ano da Fé, redescobrir a beleza de ter renascido do alto, do amor de Deus, e viver como seu filho.”

(BF)







All the contents on this site are copyrighted ©.