2012-12-31 12:35:26

Reflexão para o dia 1º de janeiro


RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) - Hoje tem início o ano civil. O ano litúrgico começou, faz um mês, com o início do Advento.
Para nós hoje, oitava do Natal, é celebrado o nome Jesus dado ao pequeno recém nascido, mas sobretudo é a solenidade de Maria, sua mãe, como Mãe de Deus.

O nome de Jesus significa Deus Salva e ele é o Príncipe da Paz. Por isso hoje é também comemorado o Dia Mundial da Paz!

Portanto iniciamos o Ano civil com a solenidade da maternidade divina , quando Maria dá à Humanidade aquele que é a bênção do Pai, a própria paz, Jesus Cristo!

A leitura do Livro dos Números, colocada nesta celebração, nos fala da bênção, do voto, do desejo de que a força de Deus venha sobre as pessoas que a recebem, para que saibam enfrentar os desafios que terão no ano que se inicia. E como é pronunciada sobre a pessoa, em nome de Deus, é certo que isso acontecerá, não por magia, mas pela força da vontade do próprio Deus. A fé em Deus, de saber-se amado por Ele, é importantíssima nesse momento.

Evidentemente será também necessário nossa colaboração, nossa abertura a esse dom. Se pedimos a paz, é fundamental que mudemos nosso coração e deixemos de lado a inveja, a cobiça, a maledicência. A paz só virá para um coração desprendido e ele será, onde estiver, artífice da paz.

Por sua vez a Carta aos Gálatas nos diz que Deus é nosso Pai. Se somos seus filhos, somos irmãos de Jesus e de todos os homens, pois partilhamos do mesmo Espírito. Ora isso reforça nosso compromisso em lutar para que haja paz nos corações e no mundo. Deus é nosso Pai! E isso nos compromete a vivermos como filhos. Sejamos realmente filhos do Pai e rezemos a oração que Jesus, que se fez nosso irmão, e é o Príncipe da Paz, nos ensinou: “Pai... perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Sejamos discípulos do Senhor! O Senhor nos interpela no Evangelho dizendo-nos que a salvação e a paz são frutos da humildade, da simplicidade de vida. Os pastores não se questionaram sobre o que viram no presépio, mas imediatamente foram viver a missão de anunciar o nascimento de Jesus e o fizeram cheios de alegria.

Simultaneamente o evangelista registra que Nossa Senhora “guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração”. Maria tem a atitude de não se restringir a um único fato, mas procura a visão global e dela tira mensagem para sua vida. Ela é contemplativa, alimenta-se da ação de Deus no mundo, nas pessoas, nos fatos. Seu sim a inundou com a paz, com a segurança do amor de Deus. Ela é a Rainha da Paz, a Mãe do Príncipe da Paz, a Mãe de Deus!

No início deste ano digamos também nós nosso sim a Deus, fazendo-nos dóceis às sugestões do Espírito, e a exemplo de Maria deixemos que se realize em nós a vontade do Senhor.
(CAS)








All the contents on this site are copyrighted ©.