2012-12-16 15:54:33

Papa Bento XVI visita paróquia São Patrício, em Roma


Roma (RV) - O Papa Bento XVI realizou na manhã deste domingo uma visita pastoral à Paróquia romana de São Patrício, no bairro Colle Prenestino, para celebrar a Missa do Terceiro Domingo do Advento. Esta é a 14ª visita que o Santo Padre realiza, como bispo de Roma, às paróquias romanas.

O bairro Colle Prenestino está localizado na periferia de Roma. As casas foram construídas ilegalmente no início dos anos setenta, a maior parte pelos próprios moradores, de baixa renda, que aproveitavam os finais de semana para realizar mutirão com seus familiares. Por ser ilegal, o bairro se desenvolveu sem nenhum tipo de planejamento. Inicialmente não contava com serviços de infraestrutura, como água, esgoto ou luz elétrica.

Atualmente, uma das maiores necessidades do bairro são áreas de lazer e espaços verdes. A Paróquia de São Patrício, construída em 1973, foi desde o início um local de encontro. É o único local do bairro que dispõe de um campo de futebol. Somente no último ano foi inaugurado um parque público, ao lado do complexo paroquial.
Na homilia da Missa celebrada nesta manhã, o Santo Padre salientou que a liturgia deste Terceiro Domingo do Advento dá grande destaque à alegria e à conversão. Refletindo sobre a primeira leitura, o Santo Padre cita o profeta Sofonias quando diz “O Senhor está no meio de vocês”.

Ele explica que “o profeta quer nos dizer que não existe nenhum motivo de desconfiança, de desencorajamento, de tristeza, qualquer que seja a situação que devamos enfrentar, porque temos a certeza da presença do Senhor, que por si só, sereniza e alegra os corações”. E completa: “A alegria que é prometida no texto profético chega a seu termo em Jesus, que no ventre de Maria, a Filha de Sião, vem habitar em meio a nós.”

Na segunda leitura, Bento XVI destaca a necessidade de nos alegrarmos pela proximidade de Deus, “que veio a nós e quer compartilhar nossa condição humana”. Citando o apóstolo Paulo, afirma que a única coisa que pode nos separar do amor de Deus é o pecado: “Somente o pecado nos afasta de Deus, mas isto é um fator de separação que nós mesmos introduzimos na nossa relação com Deus. Porém, mesmo quando nos afastamos, Ele não deixa de nos amar e continua a ser próximo com sua misericórdia, com sua disponibilidade em perdoar e a nos acolher no seu amor. Por isto, não devemos nunca nos angustiar, pois podemos sempre expor ao Senhor nossas angústias, nossos pedidos e necessidades, nossas preocupações, acompanhadas de orações e súplicas. Isto já é um grande motivo de alegria.” E deve ser feito sempre acompanhado do agradecimento”, frisa o Santo Padre.

Ressaltando a necessidade da acolhida e gratidão a Deus pelos dons recebidos, diz o Santo Padre: “quem acolhe os dons de Deus de modo egoísta, não encontra a verdadeira alegria; por outro lado, quem acolhe os dons de Deus, os dons recebidos para amá-Lo com sincera gratidão e para comunicar aos outros o seu amor, estes tem o coração verdadeiro e pleno de alegria”.

Sobre o Evangelho de hoje, que nos convida a nos preparamos para o Senhor que vem, Bento XVI diz: “às diversas pessoas que lhe pedem que coisa devem fazer para serem prontas para a vinda do Messias, João Batista responde que Deus não exige nada de extraordinário, mas que cada um viva segundo os critérios de solidariedade e de justiça; sem isso não se pode se preparar bem para o encontro com o Senhor. João Batista, indica que devemos seguir Jesus com fidelidade e coragem”.

Após destacar a história da formação deste bairro popular de Roma, o Santo Padre salientou a importância e a centralidade da Eucaristia na vida pessoal e comunitária e convidou a comunidade a colocar a Santa Missa no centro do Domingo. Por fim, dirigiu uma atenção especial às famílias, para que “possam realizar a própria vocação do amor com generosidade e perseverança”. Aos jovens da comunidade, o Santo Padre expressou seu afeto e amizade, convidando-os a serem protagonistas da nova evangelização. Por fim, agradeceu a calorosa acolhida e invocou sobre todos a bênção de Deus. (JE)








All the contents on this site are copyrighted ©.