2012-12-16 12:03:04

Centralidade da Eucaristia na vida pessoal e comunitária: Papa em visita à paróquia romana de São Patrício


Ouça aqui... RealAudioMP3

Foi num ambiente de alegria e comunhão fraterna que uma paróquia da periferia de Roma acolheu, neste domingo, o Santo Padre, que celebrou a Eucaristia, depois de se ter encontrado com os diversos grupos paroquiais.
Na homilia, o Papa comentou naturalmente as Leituras deste III domingo do Advento, com um convite especial à alegria. Convite contido logo na primeira leitura, do profeta Sofonias: “Alegra-te, filha de Sião… Exulta… com todo o coração”
“O profeta quer dizer-nos que já não há qualquer motivo de desconfiança, de tristeza, qualquer que seja a situação a enfrentar, porque estamos certos da presença do Senhor, que por si só basta a restituir a serenidade e a alegrar os corações”.

A alegria prometida encontra o seu cumprimento em Jesus, que, vindo ao mundo, nos dá a sua alegria. “Jesus traz aos homens a salvação, uma nova relação com Deus que vence o mal e a morte, e comunica a verdadeira alegria por esta presença do Senhor, que vem a iluminar o nosso caminho”.
“Dentro de poucos dias, celebraremos o Natal, a festa da vinda de Deus, que se fez pequenino e nosso irmão para estar connosco e partilhar a nossa condição humana. Devemos alegrar-nos por esta sua proximidade , por esta sua presença”.

Recordando o convite de São Paulo aos cristãos de Filipos (segunda leitura), a expor confiadamente a Deus as necessidades e preocupações, “com orações e súplicas”.
“Já este é um grande motivo de alegria: saber que é sempre possível rezar ao Senhor e que Ele escuta; saber que não rejeita as nossas orações”.

Finalmente, no Evangelho, Bento XVI pôs em relevo as indicações concretas dadas por João Batista como preparação para acolher o Senhor que vem:
“Deus não exige nada de extraordinário, mas (apenas) que cada um viva segundo critérios de solidariedade e de justiça; sem estas não nos podemos preparar bem ao encontro com o Senhor”.

A paróquia de São Patrício, hoje visitada pelo Papa, formou-se há uns cinquenta anos atrás, para corresponder a um novo bairro, modesto, que estava a surgir na zona nordeste da periferia romana. Só em 2007 pôde dispor da sua própria igreja paroquial – recordou Bento XVI, na conclusão da homilia, convidando os fiéis a crescer no sentido de pertença à comunidade, “numa perspetiva de verdadeira comunhão entre todas as realidades presentes, chamadas a viver a complementaridade na diversidade”.
“Em particular, desejo recordar-vos a importância e centralidade da Eucaristia, na vida pessoal e comunitária. Que a Santa Missa esteja no centro do vosso Domingo, a redescobrir e viver como Dia de Deus e da comunidade, dia destinado a louvar e celebrar Aquele que morreu e ressuscitou para nossa salvação e nos pede que vivamos conjun-tamente na alegria de uma comunidade aberta e pronta a acolher todas as pessoas sós e em dificuldade”.








All the contents on this site are copyrighted ©.