2012-11-13 11:13:09

Reflexão de Dom Eurico para o Ano da Fé


Juiz de Fora (RV) - Não é a primeira vez que somos convocados a rever a nossa condição de seguidores e imitadores de Jesus Cristo. Tivemos as propostas do Concílio Vaticano II; em 1967 o Ano da Fé proclamado por Paulo VI, encerrando o mesmo com uma belíssima Profissão de Fé do Povo de Deus.

Aconteceram as Conferências Gerais do Episcopado Latino-americano e Caribenho de Medellín, de Puebla, de Santo Domingo, de Aparecida, todas elas ricas em conclusões e propostas práticas de renovação eclesial. Fomos brindados com o Catecismo da Igreja Católica que neste ano comemora 20 anos. O Catecismo foi querido e promulgado pelo Beato João Paulo II e foi trabalho de fôlego do Papa Bento XVI, então Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé. Os Sínodos trouxeram para a Igreja propostas atualíssimas. Os Anos Temáticos: do Rosário, da Eucaristia, Ano Paulino e o Ano Sacerdotal, também com proposições práticas para a caminhada da Igreja. Cartas e Encíclicas dos últimos Papas não nos faltaram nos momentos oportunos. Agora temos o ANO DA FÉ.

Um bom exame de consciência:
Será que todo esse acervo de documentação eclesial é conhecido de todos os bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas, agentes de pastoral, leigos e leigas da própria Igreja Católica Apostólica Romana? E se são conhecidos são também vivenciados, colocados em prática? Será que foram suficientemente estudados e refletidos em nossos Seminários, Universidades, Faculdades e Escolas Católicas?

As motivações são variadas e os apelos de nossos Papas se fundamentam sempre em princípios semelhantes.

Com relação aos inúmeros apelos anteriores, será que foram atendidos satisfatoriamente por todos os membros do Povo de Deus? O que se esperava deste mesmo povo, aconteceu? O que se esperava da Conferência de Aparecida em 2007, concretizou em nossas Igrejas particulares, em nossas paróquias, em nossas comunidades eclesiais?

O que o Papa espera com o Ano da Fé?

O Papa Bento XVI espera que, além da agenda mundial e de seu universal apelo, que as Igrejas locais se empenhem em promover iniciativas que proporcionem aos fiéis a possibilidade de confessar a fé no Senhor Ressuscitado.

Há uma constatação: estamos em mudança de época; vivemos em situações novas; há uma falta de horizontes e rumos a tomar; enfrentamos novos desafios dos novos tempos e uma grande crise de fé.

E o que Bento XVI nos pede? “celebrar este Ano de forma digna e fecunda. Durante o mesmo deverá intensificar-se a reflexão sobre a fé, para ajudar todos os crentes em Cristo a tornarem mais conscientes e revigorem a sua adesão ao Evangelho, sobretudo num momento de profunda mudança como este que a humanidade está vivendo”(PF, 8a).

O próprio Papa, Bento XVI, afirma que hoje ainda é necessário “redescobrir o caminho da fé para fazer brilhar com evidência sempre maior as alegrias se o renovado entusiasmo do encontro com Cristo”(PF n. 2a). Realmente, não teremos outra alegria maior na vida do que ter encontrado Jesus Cristo em nossa vida e fazer parte de sua comunidade eclesial. (cf DAp. n. 14).

Quais são as propostas do Ano da Fé, segundo o Papa?

Dois objetivos principais, interligados entre si, são evidentes: “A Renovação da Igreja e a Nova Evangelização”

1- Renovação da Igreja: o Ano da Fé deve ser um “convite para a autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo”(PF n. 6b) A fé em Jesus Cristo vivo e ressuscitado deve envolver toda a vida da Igreja, fortalecendo a santidade de todos os seus membros, purificando e moldando suas vidas segundo a novidade da Ressurreição.
2- Nova Evangelização: “o amor de Cristo nos impele”(2 Cor.5,14) a esta nova evangelização. "Também hoje é necessário, diz Bento XVI, um empenho eclesial mais convicto a favor duma nova evangelização,para descobrir de novo a alegria de crer e reencontrar o entusiasmo de comunicar a fé” (PF n.7a)

E quais as Ações Fundamentais a serem intensificadas no decorrer do Ano da Fé para celebrá-lo de forma digna e fecunda?

1- “Intensificar a reflexão sobre a fé, para ajudar a todos os crentes em Cristo a tornarem mais conscientes e revigorarem a sua adesão ao Evangelho.

2- Confessar a fé no Senhor Ressuscitado com renovada convicção, com confiança e esperança, sentindo fortemente a exigência de conhecê-la melhor e de transmiti-la às gerações futuras.

3- Intensificar a celebração da fé, redescobrindo a importância da Liturgia, particularmente a centralidade da Eucaristia, que é “a meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força".

4- Descobrir novamente os conteúdos da fé professada, celebrada, vivida e rezada e refletir sobre o próprio ato com que se crê é um compromisso que cada crente deve assumir, sobretudo neste ano” (PF n. 8 e 9), intensificando o seu testemunho de vida, pautado pela justiça e pela caridade.”

Bento XVI aponta dois meios importantes para o fortalecimento da nossa fé no decorrer do Ano da Fé:

1-A redescoberta do Concílio Vaticano II- bússola a seguir (PF n. 5) para orientar os planos da Igreja, força para a sua renovação.

2-O estudo sistemático dos conteúdos da fé (Catecismo da Igreja Católica) norma segura para o ensino da fé e, por isso, instrumento válido e legítimo ao serviço da comunhão eclesial (PF n.11)

Documento Conciliar: A própria Constituição Pastoral “Gaudium et spes”, documento conciliar, já nos advertiu há muito sobre a necessidade de formar as mentes e os corações(Nn. 82-83), reeducando nossas mentes. “Nós todos temos de transformar nossos corações abrindo os olhos sobre o mundo inteiro e aquelas tarefas que, todos juntos, podemos cumprir, para o feliz progresso da humanidade. Não nos engane a falsa esperança. Bento XVI continua repetindo a cada um de nós: ”Este é o tempo propício para se converterem os corações, este é o dia da salvação”.(1 Cor. 6,2).

Documento de Aparecida:

No próprio Discurso de 13/05/2007, da Sessão inaugural dos trabalhos na V Conferência Geral de Aparecida, ( n.2) , o Papa nos recorda:” Esta V Conferência Geral se celebra em continuidade com as outras quatro que a precederam no Rio de Janeiro, Medellín, Puebla e Santo Domingo. Com o mesmo espírito que as animou, os pastores querem dar agora um novo impulso à evangelização, a fim de que estes povos continuem crescendo e amadurecendo em sua fé, para ser luz do mundo e testemunhas de Jesus Cristo com a própria vida.” E ainda continua:” Depois da IV Conferência Geral, em Santo Domingo, muitas coisas mudaram na sociedade. A Igreja, que participa dos gozos e esperanças, das penas e alegrias de seus filhos, quer caminhar a seu lado neste período de tantos desafios, para infundir-lhes sempre esperança e consolo”(cf GS,1).

“Nas Comunidades eclesiais da América Latina é notável a maturidade na fé de muitos leigos e leigas ativos e entregues ao Senhor, junto com a presença de muitos abnegados catequistas, de tantos jovens, de novos movimentos eclesiais e de recentes Institutos de vida consagrada. Demonstram-se fundamentais muitas obras católicas educativas, assistenciais e hospitalares.” No entanto, continua o Papa: "Percebe-se, contudo, um certo enfraquecimento da vida cristã no conjunto da sociedade e da própria pertença à Igreja Católica, devido ao secularismo, ao hedonismo, ao indiferentismo e ao proselitismo de numerosas seitas, de religiões animistas e de novas expressões pseudo-religiosas.”

“Ante a nova encruzilhada, os fiéis esperam da V Conferência uma renovação e revitalização de sua fé em Cristo, nosso único Mestre e Salvador, que nos revelou a experiência do Amor infinito de Deus Pai aos homens. Desta fonte poderão surgir novos caminhos e projetos pastorais criativos, que infundam uma firme esperança para viver de maneira responsável e gozosa a fé e irradiá-la assim no próprio ambiente”.

É preciso que não apenas alguns julguem que outros devem se converter, mas devemos nos incluir nesses outros, fazendo um bom exame de consciência. Alguns já estão cansados de assumir sozinhos o que é tarefa de todos, seja em nível de CNBB, de Regional, de Arquidiocese, de Paróquia, de Comunidade, a começar da própria Família.

Na própria natureza criada, na obra de Deus, temos muitos exemplos a seguir, entre mesmos os irracionais. Basta considerar e refletir o que faz a “comunidade” das formigas, das abelhas, etc. Todas realizam alguma tarefa, de acordo com suas capacidades, mas todas, em conjunto, e não apenas algumas. Realizam autênticos mutirões, mas todas são envolvidas obedecendo a um comando. A Palavra de Deus sempre está a nos motivar uma convivência unida, fraterna e harmoniosa. Por que não nos esforcemos todos, como batizados, católicos, em sermos realmente discípulos missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos nele tenham vida – Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”(Jo. 14,6)

Bento XVI, finalizando o seu Discurso, fixou a atenção sobre alguns campos prioritários, como:

-a Família: "Ela é patrimônio da humanidade, e constitui um dos tesouros mais importantes dos povos latino-americanos. Que ela seja verdadeiramente uma escola de fé, palestra de valores humanos e cívicos, lar em que a vida humana nasce e é acolhida generosa e responsavelmente".

-os Religiosos, Religiosas e Consagrados: para os quais disse o Papa: "A sociedade latino-americana e caribenha tem necessidade do vosso testemunho, que lembra a todos que o Reino de Deus chegou; que a justiça e a verdade são possíveis se nos abrirmos à presença amorosa de Deus, Uno e Trino. Com generosidade e até ao heroísmo, continuem trabalhando para que na sociedade reine o amor, a justiça, a bondade, o serviço, a solidariedade, conforme o carisma dos vossos fundadores”.

-os Leigos e as Leigas: "lembro aos leigos que são também Igreja, assembleia convocada por Cristo para levar o seu testemunho ao mundo inteiro: todos os batizados devem tomar consciência de que foram configurados com Cristo Sacerdote, Profeta e Pastor e devem sentir-se co-responsáveis na construção da sociedade segundo os critérios do Evangelho, com entusiasmo e audácia, em comunhão com seus Pastores.”

-os Jovens e a Pastoral Vocacional: "que os jovens sejam amigos de Cristo, discípulos e sentinelas do amanhã. Eles devem se comprometer por uma constante renovação do mundo à luz de Deus. Mais ainda: cabe-lhes a tarefa de opor-se às fáceis ilusões da felicidade imediata e dos paraísos enganosos da droga, do prazer, do álcool, junto com todas as formas de violência.”

-os Sacerdotes: "os primeiros promotores do discipulado e da missão são aqueles que foram chamados “para estar com Jesus e ser enviados a pregar” (cf. Mc 3,14),ou seja, os sacerdotes. Eles devem receber de modo preferencial a atenção e o cuidado paterno dos seus Bispos, pois, são os primeiros agentes de uma autêntica renovação da vida cristã no povo de Deus. A eles quero dirigir uma palavra de afeto paterno desejando "que o Senhor seja parte da sua herança e do seu cálice” (cf. Sl 16,5). Se o sacerdote fizer de Deus o fundamento e o centro de sua vida, então experimentará a alegria e a fecundidade da sua vocação. O sacerdote deve ser antes de tudo um “homem de Deus”(1 Tim 6,11);um homem que conhece a Deus "em primeira mão”, que cultiva uma profunda amizade com Jesus, que compartilha os “sentimentos de Jesus” (cf. Fil 2,5). Somente assim o sacerdote será capaz de levar Deus- o Deus encarnado em Jesus Cristo- aos homens, e de, ser representante do seu amor. Para imprimir a sua altíssima missão deve possuir uma sólida estrutura espiritual e viver toda a existência animado pela fé, a esperança e a caridade.Tem de ser, como Jesus, um homem que procure, através da oração, o rosto e a vontade de Deus, cultivando igualmente sua preparação cultural e intelectual.”

Por que retomei estas considerações do Documento de Aparecida? Para trazer à nossa memória recomendações importantes e que, se não forem acolhidas e praticadas, não teremos os frutos desejados e esperados no Ano da Fé. Não precisamos de outras motivações. Basta colocar em prática, as orientações que temos, sem medo de nos lançarmos “em águas mais profundas”. "DUC IN ALTUM”.

Juiz de Fora, 06 de novembro de 2012
Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG







All the contents on this site are copyrighted ©.