2012-09-15 08:40:09

Publicada Exortação Apostólica "Ecclesia in Medio Oriente"


Articulada em três partes, a Exortação Apostólica “Ecclesia in Médio Oriente” é o documento elaborado por Bento XVI com base nas 44 proposições finais do Sínodo especial para o Médio Oriente realizado no Vaticano de 10 a 26 de Outubro de 2010, sobre o tema “A Igreja Católica no Médio Oriente: Comunhão e Testemunho: a multidão daqueles que se tinham tornado crentes tinham um só coração e uma só alma”.

Logo na primeira parte do documento, Bento XVI convida a não esquecer os cristãos que vivem no Médio Oriente e que dão um contributo “nobre e autentico” à construção do Corpo de Cristo. No primeiro capítulo dessa primeira parte, intitulada “A vida cristã e o Ecumenismo” é forte e constante o apelo de Bento XVI a favor da unidade ecuménica que não significa uniformidade das tradições e das celebrações”. Segue-se um outro capítulo sobre o dialogo inter-religioso, depois do qual surge um outro com título “Duas novas realidades” centrado sobre o laicado com as suas formas, por vezes, extremas, e o fundamentalismo. Depois o Papa fala dos migrantes, ou seja do êxodo dos cristãos do Médio Oriente, o que define uma verdadeira hemorragia, recordando que o Médio Oriente sem ou com poucos cristãos não será Médio Oriente.

Na segunda parte o Papa dirige-se de forma directa às principais categorias que constituem a Igreja católica no Médio Oriente: Patriarcas, bispos, sacerdotes, seminaristas, membros da vida consagrada, leigos, famílias, jovens e crianças.

A terceira parte é centrada sobre a “Palavra de Deus como alma, fonte de comunhão e de testemunho.” Segue-se a liturgia e vida sacramental, oração e peregrinações, evangelização e caridade como missão da Igreja, catequese e formação cristãs e por fim as conclusões, em que Bento XVI pede aos responsáveis políticos e religiosos não só para aliviarem os sofrimentos de todos quantos vivem no Médio Oriente, mas também a eliminar as causas desses sofrimentos, fazendo todo o possível para levar a paz à região. Os fieis católicos são também exortados pelo Papa a viver em comunhão, dando vida ao dinamismo pastoral. A mediocridade não agrade a Deus – escreve Bento XVI na Exortação – convidando católicos e outros cristãos no Médio Oriente a darem testemunho de Cristo. Trata-se dum testemunho não fácil, mas exaltante – conclui







All the contents on this site are copyrighted ©.