2012-09-13 12:43:19

Dom Anuar: "Coragem! Levanta-te!"


Maringá (RV) - “Coragem! Levanta-te!”: este o título de um recente artigo de Dom Anuar Battisti. Nele orcebispo metropolitano de Maringá faz reflexões sobre o mês de setembro, mês da Bíblia, e da importância de não sermos meros ouvintes da Palavra de Deus, mas praticantes dela. De acordo com o prelado, a iniciativa de dedicar um mês a Palavra de Deus surgiu em 1971, por ocasião do cinquentenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi progressivamente sendo levada para outras dioceses, até ser assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e estendeu-se em âmbito nacional. "É uma oportunidade muito especial para despertar nos cristãos um amor especial pela Palavra de Deus e fazer dela uma Palavra de Vida", destaca o arcebispo.

O próprio Paulo, o Apóstolo das nações, afirmou: "Não sejam meros ouvintes, mas praticantes da Palavra". Portanto, enfatiza o arcebispo, saber, conhecer e falar a Palavra é a missão de todos, porém se falta a vida, não passa de palavra morta. Para Dom Anuar, esse parece ser o grande desafio para os cristãos hoje, pois muitos bons comunicadores falam bonito sobre a Palavra de Deus, mas na vida prática são um desastre. "Eu tinha doze anos, estava no seminário e havia uma reunião dos padres. Estavam conversando em grupo e um deles me chamou e pediu que trouxesse um copo de água. Fui imediatamente e ao entregar a água ele me disse: ‘Quem der um copo de água ao seu irmão não ficará sem recompensa'. Levei um susto. Pela primeira vez me dei conta que estava vivendo na prática a Palavra da Sagrada Escritura", recorda.

Dom Anuar então avalia que pequenas e grandes ocasiões são oportunidades inesquecíveis para dar um sentido sobrenatural a tudo o que fazemos, mesmo sem dar-nos conta. E conforme ele, não se trata só de boa educação e nem mesmo de simples gentileza: em tudo tem uma motivação divina. Segundo o prelado, a proposta para este mês é o evangelho de Marcos, mais precisamente o texto iluminativo da narração do cego Bartimeu que sentado à beira do caminho, sabendo que Jesus passava, grita: "Senhor tem piedade de mim, que sou pecador" (Mc 10,49). Os discípulos o proibiam de gritar, e quanto mais o proibiam, ele mais gritava. Dom Anuar afirma que o Senhor o chama, então os discípulos dizem: "Coragem. Levanta-te o Senhor te chama". Ele dá um pulo, larga o manto e vai ao encontro do Mestre.

"Diante desta cena vem aos nossos ouvidos o mesmo convite. Tenha coragem, levanta, largue o manto e vem. Não tenha medo dos desafios, das vozes contrárias, das coisas negativas que acontecem com você e ao seu redor. É preciso levantar, deixar as seguranças, sair da rotina e caminhar. Não fique sentado à beira do caminho lamentando as decepções, os fracassos. É preciso coragem, ousadia."

Por fim, o arcebispo ressalta que o Senhor chama para segui-lo. Para ele, ser seguidor significa ser discípulo, seguir a disciplina do Mestre, que se deixa encontrar. Um encontro pessoal com Jesus, acrescenta o prelado, nos leva a uma mudança de vida, a uma radical conversão, que leva para o seguimento como discípulo, porém não sozinho, sempre na unidade fraterna, de testemunhas vivas de comunhão na comunidade. "Tudo posso naquele que me fortalece, afirma o apóstolo das nações. Porém se faz necessário se aproximar dele, na pessoa de quem está ao nosso lado. Se você não ama o irmão que vê, como vai amar a Deus que não vê? Encontrar o Senhor que te chama no chão nosso de cada dia, na prática da justiça, na busca da dignidade e o bem de todos. Coragem. Levanta-te, deixe o manto da corrupção, das artimanhas, dos esquemas da maldade, e assim terá a força para construir um mundo mais igual e mais irmão", conclui. (SP)








All the contents on this site are copyrighted ©.