2012-07-09 16:17:43

Nova Evangelização e Redemptoris missio: Jesus Cristo único Salvador


RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, voltamos ao nosso encontro de todas as semanas dedicado à nova evangelização. Ressaltamos que é em vista do grande encontro sinodal de outubro próximo, ou seja, o Sínodo dos Bispos que terá como tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", que temos neste espaço revisitado alguns documentos magisteriais pertinentes à ação evangelizadora da Igreja.

É nesse contexto que prosseguimos hoje nossa revisitação à Redemptoris missio, encíclica de 7 de dezembro de 1990 sobre a validade permanente do mandato missionário. Na edição passada, com o nº 3, concluímos a introdução à encíclica com a qual João Paulo II quis convidar a Igreja a renovar o seu empenho missionário.

Na introdução, apresentando motivos e finalidades de sua encíclica, o Papa Wojtyla afirma, dentre outros, que o número daqueles que ignoram Cristo quase duplicou desde o final do Concílio, razão pela qual se faz evidente a urgência da missão. De fato, o Papa evoca a urgência da evangelização missionária afirmando que "ela constitui o primeiro serviço que a Igreja pode prestar ao homem e à humanidade inteira": o Pontífice recorda que "o homem precisa conhecer Cristo para conhecer a si mesmo".

O Beato João Paulo II conclui a introdução à sua encíclica dizendo sentir "chegado o momento de empenhar todas as forças eclesiais na nova evangelização e na missão ad gentes", ou seja, a missão além-fronteiras.

A esse propósito, "a missão ad gentes e a nova evangelização constituem os dois setores prioritários em relação aos nossos irmãos e irmãs que se distanciaram da Igreja", foi o que afirmou no dia 19 de junho passado o Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos, Arcebispo Nikola Eterović, ao apresentar – na Sala de Imprensa da Santa Sé – o Instrumentum laboris, isto é, o documento de trabalho da Assembléia de outubro próximo. Subdividido em quatro capítulos, o documento foi publicado em latim, italiano, francês, inglês, alemão, espanhol, português e polonês.

O Instrumentum laboris pode ser lido no site www.vatican.va. Você pode escolher a língua, indo depois ao espaço intitulado Cúria Romana e abrir onde está escrito "Sínodo dos Bispos".

Mas passemos agora à Redemptoris missio, trazendo o nº 4 com o qual tem início o primeiro capítulo cujo título é Jesus Cristo único Salvador:

4. « A tarefa fundamental da Igreja de todos os tempos e, particularmente, do nosso — como lembrei, na minha primeira Encíclica programática — é a de dirigir o olhar do homem e orientar a consciência e experiência da humanidade inteira, para o mistério de Cristo ».
A missão universal da Igreja nasce da fé em Jesus Cristo, como se declara no Credo: « Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos (...) E por nós homens, e para nossa salvação, desceu dos céus. E encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria, e Se fez homem ». No acontecimento da Redenção está a salvação de todos, « porque todos e cada um foram compreendidos no mistério da Redenção, e a todos e cada um se uniu Cristo para sempre, através deste mistério »: somente na fé, se fundamenta e compreende a missão.
No entanto, devido às mudanças dos tempos modernos e à difusão de novas ideias teológicas, alguns interrogam-se: ainda é atual a missão entre os não cristãos? Não estará por acaso substituída pelo diálogo inter-religioso? Não se deverá restringir ao empenho pela promoção humana? O respeito pela consciência e pela liberdade não exclui qualquer proposta de conversão? Não é possível salvar-se em qualquer religião? Para quê, pois, a missão?"

Amigo ouvinte, por hoje é só. Semana que vem tem mais, quando retomaremos o tema e prosseguiremos nossa revisitação à Redemptoris missio. A você, como sempre, um grande abraço e até lá!







All the contents on this site are copyrighted ©.