2012-05-09 16:41:23

Nova Evangelização e "Evangelii Nuntiandi": anunciadores do Evangelho, animados pelo amor


RealAudioMP3
Cidade do Vaticano (RV) - Amigo ouvinte, voltamos ao nosso encontro dedicado à Nova Evangelização, questão prioritária para a Igreja em nossos dias que estará no centro da XIII Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã".

Temos aproveitado a proximidade da realização de tal importante evento para toda a Igreja, para uma revisitação a alguns documentos magisteriais pertinentes à missionariedade da Igreja.

Nesse sentido, estamos revisitando – em fase de conclusão – a Evangelii Nuntiandi, Exortação Apostólica do Papa Paulo VI, de 1975.

Na edição passada nos ocupamos do n.78, número este que nos fala sobre os anunciadores do Evangelho como "Servidores da verdade". Agora, com o n. 79, trazemos o texto intitulado "Animados pelo amor". Diz o texto:

79. "A obra da evangelização pressupõe no evangelizador um amor fraterno, sempre crescente, para com aqueles a quem ele evangeliza. Aquele modelo de evangelizador que é o apóstolo Paulo escrevia aos tessalonicenses estas palavras que são para todos nós um programa: "Tanto bem vos queríamos que desejávamos dar-vos não somente o evangelho de Deus, mas até a própria vida, de tanto amor que vos tínhamos",(127) E de que gênero é essa afeição? Muito maior do que aquela que pode ter um pedagogo, é a afeição de um pai, e mais ainda, a de uma mãe.(128) É uma afeição assim, que o Senhor espera de cada pregador do Evangelho e de cada edificador da Igreja.
Será um sinal de amor a preocupação de comunicar a verdade e de introduzir na unidade. Será igualmente um sinal de amor devotar-se sem reservas e sem subterfúgios ao anúncio de Jesus Cristo.
E acrescentamos ainda mais alguns outros sinais deste amor. O primeiro é o respeito pela situação religiosa e espiritual das pessoas a quem se evangeliza: respeito pelo seu ritmo que não se tem o direito de forçar para além da justa medida; e respeito pela sua consciência e pelas suas convicções. Elas hão de ser tratadas sem dureza.
Outro sinal deste amor é a preocupação por não ferir outrem, sobretudo se esse outrem é débil na sua fé,(129) com afirmações que podem ser claras para os iniciados, mas para os simples fiéis podem tornar-se fonte de perturbação e de escândalo, como se fosse uma ferida na alma.
Será também um sinal de amor o esforço para transmitir aos cristãos, não dúvidas ou incertezas nascidas de uma erudição mal assimilada, mas certezas sólidas, porque ancoradas na Palavra de Deus. Sim, os fiéis precisam dessas certezas para a sua vida cristã, eles têm mesmo direito a elas, na medida em que são filhos de Deus, que se abandonam inteiramente nos seus braços, às exigências do amor."

Amigo ouvinte, por hoje é só. Semana que vem tem mais se Deus quiser. (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.