2012-04-06 18:34:59

Dom Orani: Carregar a Cruz de Cristo


Rio de Janeiro (RV) - Estamos na Sexta feira da Paixão! Hoje nos detemos na Cruz de Jesus. A cruz é o lugar do “duelo maravilhoso” travado entre a vida e a morte, entre o amor e o ódio, entre o fazer a própria vontade e o doar-se completamente.
A vitória da morte é só aparente. A vitória do pecado é efêmera. Aqui, na Cruz de Jesus temos a certeza da vitória definitiva da vida, da vida plena que Ele quer nos dar.
A cruz é, sem sombra de dúvidas, o local de uma misteriosa coincidência de contradições, já que uma execução sangrenta e terrível é superada pelo seu oposto: a boa notícia da salvação. A cruz é, assim, a manifestação final e definitiva de um amor mais forte, mais intenso.
O grande dom da Cruz é converter a morte em vida, em uma luta profunda do amor, o dom absoluto da obediência. Essa é a sua força principal, e não somente nas dos pregos que se fincaram na dor de Jesus.
Na sua morte, Jesus vê a realização do plano da salvação e da unidade para todos os filhos de Deus.
Vemos na Cruz o símbolo de um amor que transforma o horror em beleza e denuncia o pecado e o perdoa.
Cristo revela, assim, a prova definitiva de amor que a humanidade pode e deve ter ao seu Deus. A árvore do Édem foi definitivamente vencida pela árvore da vida, como nos explicita o Evangelista João.
Essa deveria ser o sentido de colocarmos os crucifixos expostos em nossas Igrejas e locais de culto. E assim, também, deveria ser refletido por muitos que o querem retirar dos locais públicos. Mas, infelizmente, estes últimos só querem ver na Cruz um símbolo de uma “religião”, e não o sinal do amor.
Neste momento, os jovens de todo o Brasil estão carregando a Cruz da Jornada Mundial da Juventude. Ela passa em diversas e inúmeras comunidades de nossa Igreja, de norte a sul do país.
Levar a cruz significa que os jovens querem se tornar portadores da boa nova da salvação e anunciar que o mundo pode ser melhor. Os jovens querem dizer ao mundo que a Cruz é a maior prova do amor de Deus aos homens e mulheres de todos os tempos.

Quando tocamos a cruz, nós tocamos no mistério de Jesus Cristo. Mas também tocamos o mistério maravilhoso do amor de Deus, a única verdade realmente redentora do homem.
Sem a Cruz, sem o nosso sim à Cruz, sem caminhar dia após dia em comunhão com Jesus, a profundidade de nossa existência humana fica prejudicada.
Quanto mais o jovem buscar o mistério da Cruz mais ele irá perceber a importância do amor de Deus, e mais ele vai querer transmitir isso aos demais jovens. Perceberá que o amor é exigente. Perceberá que o amor gera consequências na vida de qualquer pessoa. Perceberá que a Cruz produz responsabilidades em sua estrutura de ser.
Jesus convida-nos a tomar a nossa própria cruz. Discípulo de Jesus é quem traz a cruz, a glória da cruz do Senhor, e que a testemunha na sua vida.
Nessa Páscoa, os jovens são convidados a abrir os seus corações e a mente para recuperar o verdadeiro significado da cruz, hoje. De olhar para uma outra perspectiva de vida, e de reconhecer na sociedade sinais de morte: o egoísmo, a indiferença humana, a difusão da injustiça, o sexo livre, as drogas e seus desdobramentos. E ao aliviar a dor do irmão que sofre, poderá ser para ele sinal de ressurreição, de vida e de esperança.
A Cruz compromete todos nós, mas sobremaneira a juventude que, vendo nela essa contradição – vida e morte – verá também na sociedade os sinais de esperança de que nem tudo está perdido, e compreenderá o significado definitivo da ressurreição: a vida plena.
Peçamos também a Virgem Maria que nos acompanhe nestes dias do Tríduo Pascal. Dela foi pedida a aceitação e a disponibilidade. Maria Santíssima tornou-se pronta para a Cruz, que ela soube não terminaria no Gólgota. Sabia que a Cruz vinha compartilhada de amor. Assim, a sua dor de Mãe abandonou-se na profundidade do amor de Deus.
Caminhemos rumo à Jornada Mundial da Juventude que será uma graça para a Igreja, e especialmente para o nosso continente: o Brasil, nossa cidade e nossa Arquidiocese. Vamos experimentar esse fabuloso encontro com Jesus. Precisamos revigorar a Igreja com o frescor da juventude.
† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ







All the contents on this site are copyrighted ©.