2011-12-14 14:47:34

Sinais do Amor de Deus


Campanha (RV) - Estamos vivendo o Advento. Nossos corações se alegram e batem mais forte. É o Senhor que vai chegar. Vamos acolhê-lo com ternura, porque Ele mesmo quer nos plenificar com o seu amor.

Nossa Novena de Natal, da nossa centenária Diocese da Campanha, deste ano traz reflexões sobre os Sacramentos na Igreja. Esta é depositária das graças que Cristo nos conquistou pelo seu ministério pascal: morte e ressurreição. No entanto, o Senhor, ao se revestir de nossa carne humana, já é sinal da grande misericórdia de Deus. Ele nos amou e, por isso, enviou-nos o seu Filho.

Pela sua encarnação, o Verbo Divino nos aproximou da Trindade. Assim lemos na carta aos colossenses: Ele é a imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. Os Santos Padres ensinam que a santa humanidade de Jesus é o sacramento original.

A Igreja, na qual a obra de Cristo continua, é Nele também sacramento. O mesmo se pode dizer de cada fiel. Á medida em que se assumem as atitudes de Cristo torna-se sacramento para os outros. Isso é palpável no Matrimônio: os cônjuges se dão em sacramento. Um é sacramento de Cristo para o outro.

É que a graça de Deus não se limita a sete sinais. Ela é bem mais ampla e fecunda. Porém, ao longo da Historia fixaram-se os sete Sacramentos: Batismo, Eucaristia, Confirmação, Reconciliação, Unção dos Enfermos, Ordem e Matrimônio. O 7 é considerado número perfeito. Cremos que Deus nos concede seus dons mediante os sete Sacramentos.

Para bem recebê-los, devemos ter as devidas condições, pois não podemos receber a graça de Deus em vão. Como os dons, eles são privilegio deste ou daquele, mas confiados á comunidade. É nela que os celebramos dignamente, bendizendo ao Senhor pela sua misericórdia.

Que nesta Novena de Natal possamos conscientizar- nos do grande valor dos Sacramentos. E que possamos festejar o Natal do Senhor como grande sinal de sua benevolência, assumindo o compromisso de que devemos ser sacramento para os irmãos e irmãs, levando a eles a mesma ternura do Menino de Belém! Isso faz parte do programa do discípulo missionário de Jesus Cristo, que quer que todos Neles tenhamos vida em abundância.

A todos que celebrarem a Novena de Natal, desejo festas felizes.

† Frei Diamantino P. de Carvalho, ofm
Bispo da Diocese da Campanha







All the contents on this site are copyrighted ©.