2011-08-18 14:18:06

"Estar do lado de Cristo complica a vida mas dá-lhe encanto", diz D. Jorge Ortiga que pede «fidelidade e firmeza» aos jovens presentes nas Jornadas Mundiais da Juventude.


(18/8/2011) O arcebispo de Braga incentivou esta quarta-feira os jovens a cultivarem todos os dias uma “relação de amizade com Deus”, durante uma sessão de catequese em Madrid, incluída no programa das Jornadas Mundiais da Juventude.
“Estar do lado de Cristo e da Igreja complica a vida mas dá-lhe encanto. Sede porém autênticos, não vos contenteis com as melodias passageiras”, realçou D. Jorge Ortiga, na paróquia de Los Doce Apostoles, bem no centro da capital espanhola.
Perante uma plateia composta por mais de 700 peregrinos, o prelado defendeu que é no “quotidiano do confronto com colegas que julgam, criticam, gozam” que os mais novos podem demonstrar a “firmeza da sua escolha e a qualidade do seu amor” a Deus.
Segundo aquele responsável, corresponder à “história de salvação” narrada pela Bíblia significa antes de mais “viver uma vida de relação, íntima e pessoal com Deus, através de Jesus Cristo e da participação eclesial”.
Uma atitude que considera ainda mais urgente, numa altura em que “o cristianismo no seu todo, e cada cristão em particular, na sua vida muito concreta, se confronta com a ideia do esquecimento de Deus”.
“A fé não é de momentos, enche a vida, está em tudo o que se diz, nas opções ou na rotina, gera confrontos mas espera coerência”, sublinhou o arcebispo de Braga, pedindo aos mais novos “fidelidade e firmeza”, mesmo diante de cenários de “gozo” e “assobios”.
D. Jorge Ortiga concluiu a sua intervenção recordando o “grito evangélico” do fundador das JMJ, o beato João Paulo II: “Não tenhais medo. Abri o vosso coração a Cristo. Que Ele o encha de alegria e esperança”.
( Com Ecclesia)








All the contents on this site are copyrighted ©.