2011-06-29 14:21:30

PROCESSO INICIÁTICO


Cidade do Vaticano, 29 jun (RV) - A palavra iniciação significa “levar para dentro”, que causa modificação, transformação e mudança total na vida da pessoa. Aqui estamos falando do papel da catequese na sua missão e na caminhada pastoral da Igreja nos novos tempos.

O processo acontece através de ritos que envolvem os iniciantes, levando a ruptura com o passado de estruturas infecundas, indiferentes e até prejudiciais para uma vida cristã mais libertadora e comprometida. Isto supõe enfrentamento e coragem para mudar.

O batismo é sacramento iniciático, de superação da falta original, assumindo novo contexto de vida e de abertura para a graça de Deus. É uma via que supõe formação, consciência clara do que está recebendo, vendo no sacramento um mistério de Deus.

Além do batismo, temos a eucaristia e a confirmação formando os sacramentos de iniciação à vida cristã. Eles são recebidos precedidos por uma catequese de inserção e de compromisso para com a vida de fé e a vida concreta na comunidade.

São fundamentais os passos que vão acontecendo na vida do cristão. São marcas sinalizadas pelas diversas celebrações, os símbolos, os sinais sensíveis, com a cruz na fronte, nos ouvidos, nos olhos, na boca, no peito e nos ombros de cada catequizando.

Um aspecto bonito é o da mistagogia, a introdução da pessoa no mistério e na vida de Deus. Com isto, o catequizando experimenta a alegria de ser amado e querido pelo Senhor da Vida. Revela que Deus acompanha os seus filhos na construção de sua história.

O engajamento na vida da comunidade é fruto de tudo isto. É a descoberta do valor e dos dons que Deus concede a cada um de nós, a uns mais e a outros menos, dons que devem ser colocados em prática. O importante é não ficar na omissão e infecundidade.

Tudo deve começar com a vivência de Jesus Cristo no prisma da missão. Temos muito a fazer na construção do Reino de Deus. São Paulo declara: “Ai de mim se eu não evangelizar”. Ai de nós catequistas e iniciados no processo sem fazer nada. Mãos à obra.

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José de Rio Preto







All the contents on this site are copyrighted ©.