2011-04-21 12:39:05

REFLEXÃO PARA QUINTA–FEIRA SANTA


Cidade do Vaticano, 21 abr (RV) - Celebramos hoje a instituição da Eucaristia da eterna e definitiva aliança de Deus conosco.

É a celebração do início de uma nova era, de uma vida nova, onde todos são filhos e irmãos. Acabou a escravidão dos bens materiais, da ambição, do apego à própria vontade, do sentir-se superior e melhor que os outros.

A Eucaristia é partilha! Tomar refeição junto é partilhar o pão, o pão da Vida. Celebrar a Eucaristia é celebrar Jesus como o Caminho, a Verdade e a Vida.

Sentados todos à mesma mesa como irmãos para partilharmos o mesmo pão e o mesmo cálice. Essa celebração sinaliza que não deve haver pessoas carentes, pessoas que se julguem superiores a outras, mas irmãos que lavem os pés uns aos outros, que sejam servidores, que vivam a lei amorosa da partilha, a lei do amor que leva ao serviço e ao perdão. E esse serviço continuará e terá sua expressividade máxima na cruz. Ali o Senhor Jesus, ao entregar sua vida ao Pai, a partilha conosco, pois Ele é o pão consagrado, o vinho divino que nos lava os pecados e nos alimenta com sua vida. Ele amou-nos até o fim, escreveu São João.

Celebrar a Eucaristia é comer o pão da unidade. Impossível celebrá-la com divisões, com mágoas, com rancor. Impossível celebrá-la se negamos o pão, a veste, a dignidade a algum irmão, mesmo que ele seja faltoso.

Na Eucaristia é abolida a Lei Antiga e a Nova atinge toda sua plenitude.
A Eucaristia é memorial sacramental da Páscoa de Cristo. A última Ceia é o lugar onde Jesus dá sentido aos seus sofrimentos e à sua morte.

Somos Igreja porque celebramos a Eucaristia. Ela nos faz Povo de Deus, Povo Santo que através do serviço, da partilha, do perdão, anuncia a morte do Senhor até que Ele venha.

Por outro lado, só podemos celebrá-la porque, através do banho no sangue do Senhor, nos comprometemos com essa Vida Nova, com essa nova lei do Amor que se manifesta no serviço e na partilha.

Celebrar a Eucaristia é vivenciar e anunciar a fé na libertação do Homem, que sua Redenção só se realiza através da entrega generosa de sua própria vida ao Pai e aos irmãos.

A Paixão de nosso Senhor é uma questão de fé e de amor, não de discursos, mas de deixá-la entrar em nosso coração, em nossa vida, unindo-nos a Ele, por amor, somente por amor.

Façamos nossas as palavras de São Paulo aos Colossenses: “Agora encontro a minha alegria nos meus sofrimentos por vós, e completo o que falta às tribulações de Cristo em minha carne em favor do seu Corpo, que é a Igreja.”

Unamos nossa vida ao Cristo Redentor e não tenhamos receio de que também para nós a cruz possa ser uma possibilidade, se já não a encontramos na luta do dia a dia quando praticamos a justiça e buscamos viver o amor e o perdão. (CAS) RealAudioMP3







All the contents on this site are copyrighted ©.