2011-03-23 12:36:27

PAPA NA AUDIÊNCIA GERAL: O MUNDO PRECISA DE PAZ


Cidade do Vaticano, 23 mar (RV) - Bento XVI acolheu na Praça São Pedro, no Vaticano, dia de Audiência Geral, milhares de fiéis e peregrinos provenientes de várias partes do mundo.

Na catequese de hoje, o Papa falou sobre São Lourenço de Brindisi, ilustre doutor da Igreja. São Lourenço entrou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e foi ordenado sacerdote em 1582.

Este notável poliglota foi um pregador incansável e apreciado na Itália e fora dela. Sabia expor com clareza e doçura os fundamentos bíblicos e patrísticos dos artigos da fé cristã, questionada por Martinho Lutero. Na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, São Lourenço foi professor de Teologia, mestre de noviços e ministro geral.

São Lourenço de Brindisi contribuiu muito para o aprofundamento e a renovação da vida cristã, fazendo apelo à coerência de vida com fé professada. Ele passou muito tempo em oração e convidou os sacerdotes e seminaristas a fazerem o mesmo. Foi canonizado em 1881 e proclamado Doutor Apóstolico pelo Beato Papa João XXIII, em 1959, por ocasião do quarto centenário de seu nascimento.

Bento XVI frisou que São Lourenço foi um homem de paz e bom seguidor de Francisco de Assis. "Hoje como nos tempos de São Lourenço de Brindisi, o mundo precisa de paz, necessita de homens e mulheres pacíficos e pacificadores. As pessoas que creem em Deus devem ser sempre fontes e agentes de paz" – disse o pontífice.

O Papa fez um resumo, em português, de sua catequese, saudou os fiéis lusófonos presentes na Praça São Pedro e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Queridos irmãos e irmãs,

São Lourenço de Brindisi, padre capuchinho, nascido em 1559, era dotado de eminentes qualidades intelectuais e grande facilidade de aprender línguas, o que havia de lhe permitir desenvolver um fecundo apostolado com várias categorias de pessoas. Profundo conhecedor e amante da Sagrada Escritura e dos Padres da Igreja, era capaz de ilustrar de modo exemplar a doutrina católica mesmo aos cristãos que tinham aderido à Reforma Protestante, mostrando os fundamentos bíblicos e patrísticos das verdades postas em questão por Martinho Lutero. Foi também um grande pregador, que se dirigiu aos fiéis mais simples e sem cultura, chamando todos a uma vida mais coerente com a fé professada. Outro elemento característico do nosso santo foi a sua ação em prol da paz, tendo sido encarregado de importantes missões diplomáticas, para dirimir controvérsias e favorecer a concórdia entre as nações. Mas, acima de tudo, era um homem de oração, bem ciente de que esta é o primeiro serviço que o sacerdote deve oferecer à Comunidade. Autor de numerosas obras, evidenciou, nos seus escritos, a ação do Espírito Santo na existência do fiel. O Papa Beato João XXIII deu-lhe o título de «Doutor Apostólico».

Amados peregrinos de língua portuguesa, a todos saúdo e dou as boas-vindas a esta Audiência! São Lourenço de Brindisi nos ensina como a familiaridade com a Bíblia e a oração são essenciais para que todas as nossas ações tenham o seu início e cumprimento em Deus. Possa este ser o fundamento do vosso testemunho cristão no mundo de hoje. Que Deus vos abençoe! (MJ) RealAudioMP3







All the contents on this site are copyrighted ©.