2011-03-12 12:28:45

D. José Policarpo apresentou novo livro do Papa em Lisboa afirmando que o mesmo apresenta uma “figura apaixonante”.


(12/3/2011) O cardeal-patriarca de Lisboa apresentou esta sexta feira em Lisboa o novo volume da obra de Bento XVI sobre «Jesus de Nazaré», afirmando que o mesmo apresenta uma “figura apaixonante”.
Falando na igreja do Sagrado Coração de Jesus, na apresentação da obra «Jesus de Nazaré. Da Entrada em Jerusalém até à Ressurreição», D. José Policarpo disse que este livro sublinha a “convicção de que só na Igreja se encontra o Jesus real”.
“Os capítulos finais sobre a ressurreição, a ascensão e a vinda gloriosa do ressuscitado, são decisivos para o objectivo que o autor se propôs: levar os cristãos a reconhecerem e a encontrarem-se com o Cristo real, o Cristo histórico, o Cristo da nossa fé e da nossa esperança”, indicou.
Segundo o patriarca de Lisboa, Joseph Ratzinger, hoje Bento XVI, “faz questão em recordar, várias vezes, que o cristianismo não é, apenas, uma nova moral, mas é uma vida nova, que toca no ser ontológico do homem e o introduz na vida autêntica e definitiva”.
“Uma obra, como esta, significa o apogeu da teologia e da sua importância na vida da Igreja e na caminhada da fé de cada crente”, prosseguiu.
«Jesus de Nazaré. Da Entrada em Jerusalém até à Ressurreição» desenrola-se em nove capítulos, mostrando, segundo o Papa, as palavras e acontecimentos decisivos da vida de Cristo.
Segundo o cardeal José Policarpo, a obra ajuda a “repensar a hermenêutica bíblica, ou seja, o método e a arte para ler e interpretar a Sagrada Escritura”.
Citando vários excertos do livro, este responsável assinalou que “na sua ressurreição, o Homem Jesus, que é Filho de Deus, não vai para nenhum lugar, mas para Deus, que não ocupa espaços”.
Na apresentação, o cardeal-patriarca destacou que a “unidade entre os dois Testamentos leva o autor a apontar a dignidade de Israel, o Povo do Antigo Testamento”.
Bento XVI, acrescentou, “quer mitigar a ideia da condenação de Israel”: “Já na subida para Jerusalém, a multidão que acompanha Jesus são peregrinos que se juntam a Ele, que fazem a sua aclamação messiânica e não se confundem com a população da cidade”.
“Esta não se confunde com a multidão que prefere Barrabás e pede a condenação de Jesus”, acrescentou.
Ao longo da obra, referiu o cardeal lisboeta, o leitor mergulha na “densidade dramática, vivida por Jesus, ao assumir na sua experiência o drama do mal e do pecado, para pôr o homem, apesar disso, no caminho de Deus”.
“É impressionante, neste livro, a amplitude da Eucaristia, que é mais do que um rito, mas é expressão do «novo culto», dos que podem, em Cristo, adorar a Deus em espírito e verdade”, disse ainda.
Em conclusão, D. José Policarpo deixou um voto particular: “Oxalá a leitura deste livro ajude as mulheres da nossa Igreja diocesana a continuarem, na ousadia do seu amor, a abrir a porta ao Senhor ressuscitado para que Ele esteja sempre connosco e habite na sua Igreja”.








All the contents on this site are copyrighted ©.