2010-12-22 12:02:27

PAPA NA AUDIÊNCIA: PREPAREMO-NOS COM ALEGRIA PARA O NATAL


Cidade do Vaticano, 22 dez (RV) - Bento XVI acolheu na manhã desta quarta-feira, dia da habitual Audiência Geral, vários fiéis e peregrinos na Sala Paulo VI, no Vaticano.

A catequese de hoje foi dedicada inteiramente ao Natal. "Preparemo-nos com alegria para o Natal, purificando a nossa consciência de tudo aquilo que é contrário à vinda de Deus" - ressaltou o Papa.

"A alegre expectativa, característica dos dias que antecedem o Santo Natal, é certamente a atitude fundamental do cristão que deseja viver com fruto o renovado encontro com Aquele que vem habitar em nós: Cristo Jesus, o Filho do Deus que se fez homem, que inundou o universo de alegria" – frisou o pontífice.

Bento XVI sublinhou que "o presépio é expressão de nossa expectativa, mas também ação de graças Àquele que decidiu partilhar a nossa condição humana, na pobreza e na simplicidade. Que este genuíno testemunho de fé cristã possa oferecer ainda hoje a todos os homens de boa vontade um sugestivo ícone do amor infinito do Pai para com todos".

O Santo Padre pediu à Virgem Maria e a São José para que nos ajudem a viver o mistério do Natal com renovada gratidão ao Senhor. "Em meio à vida frenética de nossos dias, este tempo nos doa um pouco de calma e alegria e nos faz tocar a bondade do nosso Deus, que se fez criança para nos salvar e dar nova coragem e nova luz ao nosso caminho" – sublinhou ainda o Papa.

A seguir, Bento XVI fez um resumo de sua catequese em português, saudou os fiéis lusófonos presentes na audiência e concedeu a todos a sua bênção apostólica.

Queridos irmãos e irmãs,

No tempo próprio da Liturgia, que actualiza o mistério, está para chegar o Deus Menino, nosso Salvador: Aquele que, depois da desobediência de Adão e Eva, nos abraça de novo e abre o acesso à vida verdadeira. Ele vem para reduzir à impotência a obra do maligno e tudo aquilo que nos faz andar longe de Deus. O Verbo feito menino ajuda-nos a compreender o modo de agir de Deus, para sermos capazes de nos deixar transformar pela sua bondade e misericórdia infinita. A sua vinda serve para nos ensinar a ver e a amar os acontecimentos da vida, o mundo e tudo aquilo que nos rodeia com os próprios olhos de Deus. No meio da actividade frenética dos nossos dias, possa este tempo natalício trazer-nos um pouco de calma e tanta alegria, fazendo-nos sentir a bondade do nosso Deus que Se faz menino para nos salvar e dar nova coragem e nova luz ao nosso caminho.

Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha cordial saudação de boas vindas para todos, com votos de um santo Natal, portador das consolações e graças do Deus Menino: nos vossos corações, famílias e comunidades, resplandeça a luz do Salvador, que nos revela o rosto terno e misericordioso do Pai do Céu. Em seu Nome, eu vos abençoo, pedindo a Deus um Ano Novo sereno e feliz para todos. (MJ) RealAudioMP3







All the contents on this site are copyrighted ©.