2010-12-22 16:19:36

JESUS CRISTO, DEUS CONOSCO


Rio de Janeiro, 22 dez (RV) - Estamos em plena semana de preparação para o Natal. A liturgia da Igreja nos acompanha na esperança de celebrar a presença atual de Cristo em nossas vidas, além da comemoração de suas vindas histórica e escatológica.

Em meio aos barulhos e propagandas que gritam em nossos ouvidos sobre as várias versões deste tempo, o cristão é aquele que conhece o Senhor e celebra a presença do Deus Conosco, o Emanuel.

Advento, tempo de abertura de coração ao Senhor Jesus. Ter proximidade com Deus e relacionar-se com Ele é o grande anseio do coração humano. Fazendo a experiência de Sua Presença, a luz ilumina as trevas do mundo e as nossas perguntas, o sentido da vida e seus mistérios e busca da plenitude da existência encontra O Caminho que nossos corações buscam.

Muitos ainda não sabem que esse anseio tornou-se realidade. Essa presença esclarecedora e perfeita que pacifica a alma e responde nossas perguntas sobre a existência está em Jesus Cristo Senhor.

A boa notícia é que Ele veio e continua conosco! Esse Deus revelado é encontrado na pessoa de Jesus Cristo, Ele é a exata expressão do ser de Deus. “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,” (Hebreus 1,3).

Emanuel significa Deus conosco. Esta expressão refere-se à presença de Jesus Cristo entre os homens. O texto bíblico descrito no profeta Isaías diz: “Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.” (Isaías 7,14). No Evangelho de Mateus encontramos a explicação do significado do nome Emanuel; Mateus registra o texto de Isaías e amplia nosso entendimento sobre a profecia que ele viu cumprir-se nos seus dias: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco).” (Mateus 1,23). A profecia se cumpriu! Deus está conosco!

Quando compreendemos essa verdade entendemos que Ele está presente em nossa vida quando O buscamos, quando nos relacionamos uns com os outros, quando andamos pela cidade, quando trabalhamos, enfim em todas as circunstâncias da vida Jesus Cristo, o Emanuel prometido, o Deus que está conosco, está presente em nossa existência.

Isaías, em sua profecia, nos mostra ainda que existe algo muito especial quando Emanuel (Deus conosco) está entre nós. Falando sobre o juízo que viria a Israel, o profeta diz: “Mesmo que vocês criem estratégias, elas serão frustradas; mesmo que façam planos, não terão sucesso, pois Deus está conosco!” (Isaías 8,10).

Quando Jesus, o Senhor, está presente somos iluminados por sua presença. Lembremos que a profecia se cumpriu – Jesus é o Senhor e estará para sempre presente, seu poder é total e sua presença é eterna. “Conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1 Pedro 1,20). Saibamos que onde estivermos ou mesmo aonde formos não podemos nos esconder d’Ele, mas podemos, sim, nos esconder N’Ele (“Vossa vida está escondida com Cristo em Deus”)!

Tendo como ponto de partida a presença do Emanuel, Deus conosco em nosso meio, é de suma importância que todos os cristãos preparem bem o seu coração para participarem das festividades natalinas que se aproximam, tanto é que a própria liturgia nos convida a nos prepararmos para este grande acontecimento.

Nesta expectativa pelo “Deus que vem” devemos rezar para que exista justiça em todos os lugares. E por isso rezemos: "Vem, senhor Jesus Cristo! Ele sabe como trazer justiça no mundo. Portanto, devemos viver estes dias que antecedem o Natal com os mesmos sentimentos de Maria, que, em Belém, viu resplandecer a luz que ilumina o mundo. Nós somos chamados a ser testemunhas e a proclamar com convicção a verdade do nascimento de Cristo, dom inaudito, que é um tesouro não somente para nós, mas para todos. Disto surge a missão da Evangelização, que consiste justamente em anunciar esta boa notícia.

Que nesta semana próxima ao Natal nos preparemos com dignidade para a celebração do nascimento de Jesus, com a participação na liturgia, com uma boa confissão e com a consequente mudança radical de vida para que, na fé, Cristo renasça em nossa vida e nos faça proclamar ao mundo essa grande notícia: “nasceu para vós o Salvador”!

† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ







All the contents on this site are copyrighted ©.