2010-10-13 12:31:57

Bento XVI dedica a sua catequese, na audiência geral, á mística italiana Ângela de Foligno, e alerta para o pedido de viver como se Deus não existisse


(13/10/2010) Estamos todos em perigo de viver como se Deus não existisse, mas Deus tem mil maneiras,, para cada um a sua,de se tornar presente na nossa alma, de mostrar que existe e que nos conhece: foi o que sublinhou o Papa Bento XVI durante a audiência geral desta quarta feira, na Praça de S. Pedro. O Santo Padre dedicou a sua catequese a uma santa do século XIII, Ângela de Foligno, que depois de ter passado uma parte da sua vida despreocupada, descobriu o sentido do pecado e da salvação através de Cristo. Santa Ângela – comentou Bento XVI – quer tornar-nos atentos á presença de Deus. Peçamos ao Senhor que nos torne atentos aos sinais da sua presença e nos ensine a viver realmente.
Escutemos agora o Papa falando em português RealAudioMP3
Queridos irmãos e irmãs,
Grande mística da Idade Média, a Beata Ângela de Foligno é um significativo exemplo de como a verdadeira felicidade nasce da íntima amizade com Cristo. Na seqüência de uma visão de São Francisco, abandonou a vida mundana que levava e fez uma confissão geral de seus pecados, iniciando o seu caminho de união espiritual com Deus. Após ficar viúva e perder todos os filhos, vendeu os seus bens e aderiu à Ordem Terceira Franciscana. O seu itinerário espiritual se caracterizou pela passagem gradual da consciência de pecado e temor do inferno, passando pelo doloroso “caminho da Cruz”, até chegar no “caminho do amor”. Com efeito, ao contemplar o Senhor crucificado, percebeu que a lhe salvar da sua indignidade e de merecer o inferno não seria tanto o seu esforço de unir-se com Deus como o dom gratuito do Pai através do sacrifício do Seu Filho na Cruz. A partir disso, a sua experiência mística lhe conduziu a assemelhar-se cada vez mais a Cristo, mediante purificações e transformações sempre mais profundas, que significavam viver aquilo que Cristo viveu: pobreza, desprezo e sofrimento.
Saúdo com profunda amizade os peregrinos lusófonos presentes nesta Audiência, particularmente os fiéis portugueses de Valongo e os brasileiros de Ribeirão Pires, Porto Alegre e São Paulo. Sobre todos invoco as luzes e bênçãos do Céu que possam, a exemplo da Baeta Ângela de Foligno, ajudar-vos a compreender o quanto Cristo nos amou e nos ama. Ide com Deus. Obrigado!
No final da audiência Bento XVI dirigiu o seu pensamento a Nossa Senhora de Fátima, cuja ultima aparição recordamos precisamente hoje. Á celeste Mãe de Deus o Papa confiou os jovens para que possam responder generosamente á chamada do Senhor. Maria – acrescentou depois o Papa – seja para vós queridos doentes, conforto nas vossas penas, e vos acompanhe, queridos noivos, no vosso incipiente caminho familiar.








All the contents on this site are copyrighted ©.