2010-08-11 13:42:56

PAPA: "DEUS CHAMA TODOS À SANTIDADE"


Castel Gandolfo, 11 ago (RV) - O Papa Bento XVI encontrou-se nesta manhã com os fiéis e peregrinos reunidos no pátio interno da Residência de verão de Castel Gandolfo para a habitual audiência geral das quartas-feiras. Na sua catequese o Santo Padre reafirmou que Deus chama todos à santidade.



“O martírio é um grande ato de amor e uma resposta ao imenso amor de Deus”: foi o que disse o Papa na sua catequese falando sobre os mártires que a Igreja recorda nestes dias: São Lourenço, São Ponziano Papa, Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), São Massimiliano Kolbe, esses últimos dois mortos no campo de extermínio nazista de Auschwitz.



“O mártir – disse o Papa – é uma pessoa absolutamente livre em relação ao poder e ao mundo, uma pessoa livre, que numa ação única e definitiva doa a Deus toda a sua vida em um supremo ato de fé, de esperança, de caridade, que se abandona nas mãos do Criador e do Redentor, sacrifica a própria vida para se associar totalmente ao sacrifício de Cristo na cruz”.



Segundo o Papa Bento XVI o martírio tem como modelo a “morte de Jesus, o seu sacrifício supremo de amor consumado na cruz a fim de que nós pudéssemos ter a vida”. O Santo Padre concluiu dizendo que “nós provavelmente não somos chamados ao martírio, mas nenhum de nós está excluído do chamado de Deus à santidade”, e isso significa “tomar todos os dias a sua cruz”. “Todos, acrescentou, sobretudo no nosso tempo no qual parecem prevalecer o egoísmo e o individualismo, devemos assumir como primeiro e fundamental compromisso crescer cada dia em um amor cada vez maior por Deus e pelos irmãos, e assim transformar a nossa vida e o nosso mundo”.



Falando na nossa língua, Bento XVI saudou os peregrinos de língua portuguesa presentes no encontro. RealAudioMP3



“Amados peregrinos de língua portuguesa, uma cordial saudação de boas-vindas para todos, nomeadamente para os grupos vindos do Brasil e para os fiéis portugueses da diocese do Porto. Cristo chama todos os batizados à santidade. Que o exemplo e a intercessão dos mártires vos ajude a assumir o empenho de crescer a cada dia no amor a Deus e aos irmãos para que assim possais transformar o mundo! Que Deus abençoe a vós e as vossas famílias.”  

Antes de concluir a audiência geral o Papa saudou os jovens, os enfermos e os recém-casados, lembrando que hoje a Igreja recorda a memória de Santa Clara de Assis, que soube viver com coragem e generosidade a sua adesão a Cristo. O Santo Padre convidou os jovens a imitá-la, respondendo fielmente ao chamado do Senhor. (SP)








All the contents on this site are copyrighted ©.