2010-04-23 12:40:20

SÃO JORGE: SEGUIDOR DE CRISTO


Rio de Janeiro, 23 abr (RV) - A cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro se movimenta para a comemoração da festa de São Jorge. O antigo feriado municipal, agora transformado também em estadual, isso a pedido do povo e da sua tradição, demonstra o carinho e a importância dessa festa. Desde a madrugada do dia até o anoitecer as comemorações se sucedem em todas as regiões desta cidade e do Estado.

É interessante notar como a popularidade adquirida em nossa região por São Jorge, mesmo com a adição de algumas lendas medievais em sua história, demonstra que a figura de alguém que vive o Evangelho no seguimento de Jesus Cristo é exemplo de vida em todas as épocas e para além daqueles que vivem a fé cristã.

Celebraremos essa festa no próximo dia 23 de abril: São Jorge, que é santo da Igreja Católica, traz, porém, um apreço de inúmeras pessoas e grupos que o têm em grande consideração. São Jorge é patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Aragão, Lituânia, da cidade de Moscou e de muitos outros locais e entidades. Muito venerado em outros lugares, inclusive em todo o nosso Estado, como dissemos acima. Seu culto, na Igreja, mesmo com poucos dados históricos, e mesmo com as dificuldades encontradas na comprovação das atas de seu sofrimento, remonta ao século V, e com as “cruzadas”, através da “legenda dourada”, o fizeram popular no Ocidente.

É importante e interessante saber o significado e o testemunho que São Jorge é para nós. Para falar um pouco da vida deste santo, eis as seguintes questões: O que é ser santo? Quem foi São Jorge? O que podemos aprender com o seu testemunho de vida?

Santo é todo aquele que nessa vida buscou configurar-se a Nosso Senhor Jesus Cristo por meio de uma vivência cristã, ou seja, soube, em meio às dificuldades, ser fiel a Jesus Cristo e assim deu um bom exemplo de vida: amando a Deus, ao próximo e traduzindo em sua própria existência a mensagem do Evangelho que nos chama a viver no amor, na misericórdia e na justiça. Quando a Igreja testifica e comprova as virtudes de uma pessoa tendo o crivo da ciência, este é declarado Santo. Assim, desta maneira temos os vários santos canonizados pela Igreja. Eles são exemplos de vida cristã para todas as pessoas em todos os tempos. São Jorge é um destes que soube amar a Deus e ao próximo. Porém, de acordo com o Decreto gelasiano (Papa Gelásio I) do século V muitas afirmações teriam que ser comprovadas.

De acordo com alguns documentos, São Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região do sudeste da Anatólia que, atualmente, faz parte da Turquia asiática. Quando criança mudou-se para a Palestina com sua mãe após a morte do pai em uma batalha. Chegando à adolescência, Jorge entrou para a carreira militar, na qual logo foi promovido a capitão do exército romano. Devido à sua dedicação e suas várias qualidades recebeu do imperador romano a função de Tribuno Militar.

Nesse período em que São Jorge viveu, entre os séculos III e IV, a Igreja era perseguida pelos imperadores romanos, que nessa época era Diocleciano que tinha estreita colaboração do comandante Maximiano. O Imperador tinha planos de matar todos os cristãos, e num certo dia de reunião marcado para definir o decreto de extermínio dos cristãos, eis que surge a figura de São Jorge declarando-se espantado com aquela decisão, e afirmando que os ídolos adorados nos templos pagãos eram falsos deuses. Todos ficaram surpresos com estas palavras, pois ele fazia parte da suprema corte romana. Indagado por um cônsul sobre sua ousadia, São Jorge respondeu-lhe que era por causa da Verdade. O cônsul pergunta a ele: “o que é a Verdade”. Jorge respondeu-lhe: “A Verdade é meu Senhor Jesus Cristo, a quem vós perseguis, e eu sou servo de meu redentor Jesus Cristo, e Nele confiando me pus no meio de vós para dar testemunho da Verdade”. Depois destas palavras o imperador tentou fazê-lo desistir da fé, torturando-o de vários modos. Após cada tortura era levado ao imperador que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar os ídolos. Contudo, Jorge sempre confirmava a sua fé em Jesus Cristo. Finalmente, o imperador Diocleciano, não tendo êxito, mandou degolá-lo no dia 23 de abril de 303, em Nicomédia (Ásia Menor). A sua morte e martírio aparecem nas principais línguas antigas: grego, latim, copta, siríaco, etíope e turco.

Os restos mortais de São Jorge foram transladados para Lida (ou Lod, antiga Dióspolis)que é uma cidade da região da atual Israel e foi onde teria residido sua mãe. Aí ele foi sepultado, e mais tarde o imperador cristão Constantino mandou erguer um suntuoso oratório aberto aos fiéis, para que a devoção ao santo fosse espalhada por todo o Oriente. Dessa maneira foi propagada a sua devoção por meio do seu belo testemunho de seguidor de Jesus e homem que deu a sua própria vida por Aquele que é a Suprema Verdade.

Aprendamos com São Jorge a ter este mesmo zelo e amor por Nosso Senhor Jesus Cristo e não nos calarmos diante das injustiças que saltam aos nossos olhos, mas, ter a coragem necessária para denunciar e fazer o melhor para Deus e para o bem do próximo. A Igreja sempre sofreu perseguições no decorrer de sua história. São Jorge é um exemplo de fortaleza de um guerreiro na constância da fé, e nos dá o exemplo de coragem para enfrentarmos as dificuldades que hoje nós temos por sermos cristãos e católicos.

Neste dia em que milhares de pessoas se deslocam até as igrejas e capelas de São Jorge, para manifestar seu carinho e a busca de ver nesse homem de Deus um grande exemplo de vida e um intercessor junto a Deus, contemplemos a todos com os olhos da fé e oremos para que todos busquem a vida nova em Cristo experimentando a alegria do seguimento do Senhor colocando em prática o Evangelho: é o novo dia brotado na Páscoa do Senhor!

Peçamos que, a exemplo de São Jorge, possamos lutar contra o dragão do mal para sermos vencedores nesta batalha contra os questionamentos da nossa fé. Que com a mesma coragem professemos esta nossa fé neste tempo de tantas questões e problemas e que com o coração aberto vivamos como irmãos e irmãs que em Cristo se amam. E que, pela intercessão de São Jorge, possam recair sobre as nossas vidas muitas bênçãos de Deus!

São Jorge! Rogai por nós!


+ Orani João Tempesta, O.Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ







All the contents on this site are copyrighted ©.