2010-03-28 12:47:35

PAPA: TERRA SANTA SE TORNE REALMENTE LUGAR DE PAZ


Cidade do Vaticano, 28 mar (RV) - Bento XVI presidiu a celebração eucarística deste Domingo de Ramos na Praça São Pedro, onde o aguardavam vários fiéis e peregrinos provenientes de várias partes do mundo.

O Santo Padre ressaltou que a liturgia deste domingo nos convida a seguir Jesus Cristo e sublinhou que o tema de hoje é claramente a seqüela de Cristo. "Ser cristão significa considerar Jesus Cristo o caminho justo para se tornar homem. Ele é o caminho que conduz à meta, a uma humanidade plenamente realizada e autêntica" – frisou Bento XVI.

O papa disse aos jovens neste 25° Dia Mundial da Juventude que "ser cristão é um caminho, ou melhor, uma peregrinação, um caminhar junto com Jesus Cristo, um caminhar na direção que Ele nos indicou e nos indica".

"Mas de qual direção se trata?" – perguntou o papa. É o caminho da seqüela de Cristo. "O ser humano pode escolher a estrada fácil e evitar qualquer esforço. Pode descer a um nível baixo e vulgar, pode cair no pântano da mentira e da desonestidade, mas Jesus caminha à nossa frente e caminha em direção ao alto. Ele nos conduz em direção ao que é grande, puro, nos conduz rumo à vida segundo a verdade, rumo à paciência que apoia e ajuda o próximo. Ele nos conduz rumo à disponibilidade para com os sofredores e abandonados" – ressaltou o pontífice.

Caminhando com Jesus, "se tornam visíveis as dimensões de nossa seqüela, a meta à qual ele nos quer conduzir, nos levar à comunhão com Deus, a permanecer com Deus. Esta é a verdadeira meta, e a comunhão com Ele é o caminho. A comunhão com Ele é estar a caminho, uma permanente ascensão em direção à verdadeira vida" – sublinhou o papa.

Este caminhar com Jesus é também um caminhar com a Igreja, pois nela entramos em comunhão com Cristo. "Preciso ouvir a Palavra de Jesus Cristo e vivê-la na fé, esperança e amor. Assim, caminhamos rumo à Jerusalém definitiva e desde agora, de alguma forma, nos encontramos lá, na comunhão de todos os Santos de Deus" – disse ainda o pontífice.

Enfim, Bento XVI fez um apelo em favor da paz na Terra Santa, afirmando que "quando vamos à Terra Santa como peregrinos, vamos também como mensageiros de paz, com a oração pela paz, com o convite a todos para que façam naquele lugar, que carrega em seu nome a palavra 'paz', todo possível para que se torne realmente um lugar de paz". O papa encorajou os cristãos a permanecerem no país de suas origens e a promover nele a paz. (MJ)







All the contents on this site are copyrighted ©.